20/06/2024

Relatório global aponta altos custos operacionais e baixas taxas de frete como principais desafios para operadores logísticos

 Relatório global aponta altos custos operacionais e baixas taxas de frete como principais desafios para operadores logísticos



O Relatório State of Logistics 2024 foi apresentado pela Penake Logistics nesta terça-feira em Washington, nos Estados Unidos. A 35ª publicação anual constatou que as cadeias de suprimentos, pressionadas pela volatilidade econômica global – incluindo inflação, mudanças climáticas e conflitos geopolíticos –, estão aprimorando suas capacidades a partir de investimento em tecnologias que aceleram a resiliência, a agilidade e a flexibilidade para enfrentar as interrupções atuais e futuras.


Produzido anualmente para o Council of Supply Chain Management Professionals (CSCMP) pela empresa de consultoria global Kearney e apresentado pela Penske Logistics, fornecedora líder para cadeias de suprimentos, o estudo anual oferece uma visão geral da economia americana por meio das lentes do segmento de logística e seu papel nas cadeias de suprimentos em geral.


O relatório é uma compilação abrangente das principais informações de logística de todo o mundo e destaca as tendências do setor e os principais insights sobre as cadeias de suprimentos em constante evolução em várias áreas.


O estudo constatou que a incerteza agora é quase uma constante na economia global, e que a maneira mais inteligente de responder a tempos instáveis é reavivar projetos estratégicos e reunir recursos para melhorar a resiliência. Espera-se que a economia global apresente um crescimento lento de 2,5% até 2024, o que representaria a meia década mais lenta de produção em 30 anos. A demanda ainda não se recuperou totalmente, com uma infinidade de forças em jogo, e novos motores de crescimento precisarão de tração antes que a maré mude. 


Os destaques do relatório incluem:


Uma estatística notável do relatório, os custos de logística de negócios dos EUA, é de US$ 2,3 trilhões, o que equivale a 8,7% do PIB nacional. 


Há vários motivos pelos quais a demanda ainda não se recuperou totalmente. Os principais são os conflitos geopolíticos simultâneos em todo o mundo, as mudanças climáticas (que afetaram as rotas de navegação), a inflação alta, as altas taxas de juros e, além dos EUA, a demanda lenta. 


-Mais-


Como resultado dos ventos contrários econômicos e da instabilidade geopolítica, a fragmentação contínua do comércio global está complicando as transações da cadeia de suprimentos. Mais de mil corretores de frete dos EUA fecharam suas portas desde que o relatório de 2023 foi divulgado.


Alguns dos maiores fabricantes e varejistas estão buscando monetizar seus próprios recursos de logística e, ao mesmo tempo, vendo o sucesso de sua cadeia de suprimentos como um serviço para comercializar e lucrar. 


As transportadoras têm sido atormentadas por altos custos operacionais, enquanto a demanda fraca e o excesso de capacidade dificultaram a aplicação de cobranças lhes permitiriam sustentar as tarifas e proteger suas margens. 


Os operadores logísticos continuam enfrentando desafios significativos no momento, que incluem altos custos operacionais e de seguro, baixas taxas de frete e excesso de capacidade. Isso levará a uma maior consolidação do setor?


Espera-se que os investimentos em tecnologias emergentes, como inteligência artificial, visibilidade de ponta a ponta e automação avançada, gerem vantagem competitiva e maior resiliência a futuras interrupções no setor de logística.


As principais empresas globais adotaram metas ambientais rigorosas. Outros programas de financiamento do governo foram lançados para incentivar iniciativas de descarbonização, o que indica um progresso nos setores público e privado em direção a níveis mais altos de sustentabilidade.


O presidente e CEO do CSCMP, Mark Baxa, destacou a importância da pesquisa: "Acredito que o CSCMP cria a melhor e mais abrangente pesquisa imparcial com acesso imediato às soluções que os líderes da cadeia de suprimentos buscam. Depois de ler o relatório de ponta a ponta, eu o encorajo a se perguntar: 'o que está diferente', e será que eu entendo o curso de ação para garantir o máximo de sucesso logístico no caminho à frente? Seja você o líder sênior ou um analista iniciante, você tem decisões a tomar que farão a diferença no desempenho da sua cadeia de suprimentos. O Relatório State of Logistics do CSCMP apresenta informações poderosas e oportunas, que trazem à tona dados e insights críticos que ajudarão os leitores a desenvolver soluções para seus desafios logísticos."


Josh Brogan, sócio da Kearney e principal autor do relatório State of Logistics, afirmou: "A volatilidade contínua faz com que nossos clientes repensem e reconfigurem os recursos de logística que impulsionam suas cadeias de suprimentos. Tanto os embarcadores quanto as transportadoras descobrem que as pessoas, os processos e as ferramentas que movimentam as mercadorias e as informações nas cadeias de suprimentos globais são, muitas vezes, inadequados para suas necessidades e exigem investimentos acelerados. O Relatório State of Logistics mostra o que está acontecendo, onde e por quê."


Andy Moses, vice-presidente sênior de vendas e soluções da Penske Logistics, declarou: "Nossos clientes, assim como o setor, continuam a enfrentar desafios significativos para manter uma cadeia de abastecimento consistente e econômica. Investir em tecnologias que ajudem a melhorar a agilidade e a resiliência posicionará melhor as organizações, e o setor como um todo, para navegar sem problemas em futuras interrupções. O relatório State of Logistics fornece uma excelente explicação do que estamos vivenciando atualmente."


A Kearney é uma empresa líder global em consultoria de gestão. Por quase 100 anos, tem sido uma consultoria de confiança para diretores executivos, órgãos governamentais e organizações sem fins lucrativos. Nosso pessoal faz de nós quem somos. Motivados a ser a diferença entre uma grande ideia e sua concretização, trabalhamos com nossos clientes para regenerar seus negócios e criar um futuro que funcione para todos.


A Penske Logistics é uma empresa da Penske Transportation Solutions com sede em Reading, Pensilvânia. A empresa é líder no fornecimento de soluções inovadoras de cadeia de abastecimento e logística. A Penske oferece soluções que incluem transporte dedicado, gestão de centros de distribuição, logística principal, gestão de fretes, gestão de transportes, corretagem de fretes e uma ampla gama de tecnologias para manter o mundo em movimento. Visite o site para saber mais.



Notícias Relacionadas

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais
 Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

12/01/2026

Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

A JSL abriu inscrições para a 17ª edição do Programa Mulheres na Direção, iniciativa voltada à capacitação e inserção de mulheres no setor de transporte rodoviário e logística. Nesta edi (...)

Leia mais
 Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

12/01/2026

Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

O Tecon Santos recebeu neste sábado (10) dois novos portêineres e oito RTGs elétricos. Os equipamentos foram adquiridos pela Santos Brasil dentro do projeto de ampliação, modernização e (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.