20/06/2022

Responsabilidade Social Corporativa: uma gestão diária do comprometimento

 Responsabilidade Social Corporativa: uma gestão diária do comprometimento



Por Jerome Jacek, Diretor-Geral da ID Logistics Brasil


Uma empresa não pode mais exercer suas atividades como um agente social sem comprometimento com a sociedade, o meio ambiente e a ética. Essa é uma diretriz que diz respeito a qualquer organização.


É esperado que ela tenha consciência de que sua ação pode impactar o relacionamento com a sociedade e que há consequências diretas com a qualidade de vida de todos que nela convivem no espectro ambiental.


Passa a ser mandatório a reciclagem e devido descarte, racionalizar ou mesmo buscar eliminar o uso de materiais poluentes, respeitar as áreas verdes, entre tantas outras responsabilidades. Se é assim com qualquer um de nós, precisa ser com organizações, empresas, instituições, estabelecimentos, tudo que for possível. É preciso promover um desenvolvimento sustentável que contribua com a comunidade.


O primeiro passo de uma empresa nesse sentido deve ser traçar metas e objetivos de sustentabilidade de longo prazo. Algo que já vem sendo feito desde a década de 70, mas que se tornou mais amplo e imperativo nos dias atuais. Esse trabalho, que precisa ser transparente para a sociedade, deve reunir colaboradores, clientes, acionistas, comunidade e meio ambiente.


Com essa comunicação, expressamos nossa intenção de implementar esses princípios. Estamos empenhados em tornar o Pacto Global e seus princípios parte da estratégia, da cultura e das operações cotidianas de nossa empresa e em nos envolvermos em projetos cooperativos que promovam os objetivos mais amplos de desenvolvimento das Nações Unidas, em particular os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.


Para a gestão de uma política que abarque todos os atores envolvidos e que deixe claro sua estratégia, a ID Logistics possui um departamento dedicado a esta área específica na Companhia. A CSR (Corporate Social Responsability) tem como base o compromisso instaurado globalmente pelo Grupo ID Logistics, que envolve todas as suas subsidiárias, e estabelece três pilares: Social, Meio Ambiente e Sociedade.


O segundo passo é demonstrar a relevância e senso de urgência para as frentes definidas. Tarefa essa que passou a ser diária para o time da ID Logistics, requerendo foco e comprometimento também de seus parceiros de negócios.


Parte desse trabalho é promovido pela ID Logistics Brasil desde a sua criação e vem gerando resultados importantes, como a diminuição das taxas de acidente nas operações locais em 62%. Outro importante índice alcançado, entre 2020 e 2021, foi a redução de cerca de 44% das suas emissões de gás carbônico, CO2, por palete expedido e, desde 2018, mais de 15% do seu consumo de energia elétrica por metro quadrado ocupado.


Essas reduções foram possíveis devido à aquisição e instalação de sistemas de energia solar (fotovoltaica), compra de energia limpa de origem eólica, implantação de estações de recarga para veículos elétricos, substituição nos Centros de Distribuição para lâmpadas LED e instalação de sensores de presença, além da implantação de outros dispositivos eletroeletrônicos de maior eficiência energética para carregamento de seus equipamentos de movimentação.


Para 2022, está prevista a instalação de outras usinas de energia solar nos telhados de seus galpões, o que garantirá a redução de mais de 30 toneladas de CO2 lançados e, ao menos, a redução de mais 100 toneladas de CO2 emitidos em 2023.


Redução de 62% da taxa de acidentes de trabalho


Esse resultado é decorrente da incorporação de uma forte política e cultura de « Segurança como Valor ». A estratégia em operação inclui padrões estabelecidos de segurança para os novos negócios, investimentos em capacitação, treinamento para os colaboradores e a digitalização de processos.


O Manual de Operação Segura, utilizado nas operações, apela para a sensibilização e conscientização dos colaboradores a respeito de procedimentos de segurança e boas práticas fundamentais no ambiente operacional e na interação entre máquinas e processos.


A ID Logistics Brasil emprega mais de seis mil colaboradores distribuídos por 50 operações por todo o Brasil. O objetivo da operadora é tornar-se referência em segurança no setor logístico. O sistema de gestão em saúde e segurança abrange todas as operações no país.


Os números apresentados precisam ser comemorados. Mas estamos conscientes de que há muito mais a ser feito. Para isso, a filial brasileira do Grupo ID Logistics, presente em 18 países, reforçou este ano algumas metas locais de sustentabilidade e objetivos de responsabilidade social.


O pilar social também recebe atenção da empresa desde 2005 com a fundação do IDEBRA pelos executivos Éric Hémar, Cristophe Satin e Pierre Nahon da ID Logistics Brasil, em Duque de Caxias, Rio de Janeiro, local da primeira sede da empresa no País.


A entidade tem como propósito contribuir para a educação e a cidadania de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, através da integração de atividades socioculturais, educacionais e esportivas.


Além disso, temos um programa de mentoria junto a esses jovens em que nossos colaboradores compartilham conhecimentos em sua área de atuação.


A IDEBRA conta com mais duas unidades, uma localizada em Minas Gerais e outra em São Paulo, que atua em parceria com a Arca, Associação de Solidariedade Social.


Dessa forma, a abordagem da ID Logistics Brasil passa a ser mais próxima dos objetivos de CSR de seus clientes, refletida em planos e compromissos concretos.


A continuidade do sucesso dessas metas exige uma preocupação constante, que relembra a cada um de nós que a batalha não está ganha. Cabe continuar construindo no dia a dia uma empresa comprometida, melhor para os seus colaboradores, clientes, parceiros, comunidades locais em que atua e meio ambiente.



Notícias Relacionadas
 Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

16/01/2026

Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

A Multilog anunciou que o Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu será inaugurado em 10 de dezembro de 2026. A previsão foi confirmada durante visita às obras realizada nesta terça-feira (13) p (...)

Leia mais

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais
 Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

12/01/2026

Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

A JSL abriu inscrições para a 17ª edição do Programa Mulheres na Direção, iniciativa voltada à capacitação e inserção de mulheres no setor de transporte rodoviário e logística. Nesta edi (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.