28/10/2020

Retomada e tecnologia para o transporte de cargas

 Retomada e tecnologia para o transporte de cargas


Empresário faz análise dos processos econômicos e digitais do setor para 2021

Segundo uma projeção realizada pelo Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), feita em agosto deste ano, o governo reduziu a estimativa de crescimento econômico para 2021, de 3,3% para 3,2%. Além de esperar um crescimento menor do Produto Interno Bruto (PIB) no próximo ano, o atual governo reduziu a estimativa, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), apontando uma projeção de 3,24%.

A recuperação da atividade econômica, iniciada para alguns setores e que tende a se disseminar para a maioria dos demais nos próximos meses, deve-se, em parte, à adoção de um conjunto de medidas das empresas, de preservação de renda, empregos e produção implementado para atenuar os impactos da crise, além de otimizar os processos das companhias que souberam se reinventar ao longo do processo.

Para o diretor da Costa Teixeira Logistics, Marcos Teixeira, estamos em um momento de perspectivas positivas, porém com muita cautela. "Alguns setores estão a todo o vapor. Por outro lado, tivemos um aumento de custos. Temos que colocar na balança e não tomar essa euforia como a regra de mercado. Acredito que devemos adentrar 2021 com um pouco de inflação, em que estamos vendo implementos, pneus, combustível, com preços elevados e o frete ainda não ajustou essa conta. Irá levar um tempinho para ajustar, mas acho que as perspectivas em questão de volumes são muito boas", aponta o empresário.

A nova era do mercado de trabalho, apresenta mudanças e consolidações, e a crise atenuou a chegada e a necessidade de novas tendências. Especialistas apontam um crescimento nas áreas ligadas à tecnologia, comunicação e saúde. O cenário se mostra favorável, a empresa que souber refletir dentro de suas gestões.

"O momento é de todo mundo olhar para dentro do seu negócio, ver que tipo de tecnologia a gente pode usar para melhorar nossos custos, tentar fazer o dever de casa, olhando como podemos crescer no próximo ano, e aqui acreditamos num 2021 diferente", completa Marcos.

O empresário também, atrela sua evolução profissional ao entendimento pessoal que obteve sobre a tecnologia com o passar dos anos. "Sou um grande incentivador do uso da tecnologia no transporte, mas confesso que quando entrei no setor era muito cético, e agora sou o contrário. No nosso ramo recebemos constantemente visitas de vendedores e fornecedores dos mais variados produtos ou serviços, e isto de certa forma cansa o transportador ao ponto de ele não ter mais paciência e acaba deixando de conhecer boas empresas com inovações interessantes", conta.

Na Costa Teixeira Logistics, de Ponta Grossa (PR), especializada em carga de lotação, muitos processos como a Torre de controle, vários processos estão sendo redesenhados para esta nova realidade. Segundo Marcos, a empresa optou por trabalhar em várias frentes, mas cada uma delas com uma abordagem e estratégia diferentes.

"Estamos com três processos principais envolvendo tecnologia. O primeiro deles e talvez o maior é um projeto piloto que está em vias de ser expandido para toda a frota, onde estamos integrando na mesma plataforma, telemetria com gestão de combustível. O segundo, é um processo de roteirização e otimização da compra do combustível na rota, e em terceiro um e-mail de pagamento eletrônico." completa Marcos.

Dentre os principais projetos, Marcos destaca uma parceria recém firmada com a ACE para digitalização de documentos voltada para melhoria da comunicação no setor de Recursos Humanos, o desenvolvimento de um projeto piloto de gestão de frota integrada a gestão de combustível com uma empresa de fora, e o início de um modelo de Torre de Controle para estreitar a relação empresa x clientes.

Fonte: Portogente

Notícias Relacionadas
 Migração do processo de importação para a DUIMP requer cuidado com o registro antecipado, alerta a Multilog

20/01/2026

Migração do processo de importação para a DUIMP requer cuidado com o registro antecipado, alerta a Multilog

A implantação da DUIMP (Declaração Única de Importação) está ocorrendo de forma gradual, com fases de obrigatoriedade por modal de transporte e com fundamento legal. Começou em novembro (...)

Leia mais
 DHL Supply Chain compra 75 caminhões da Mercedes-Benz no Brasil

20/01/2026

DHL Supply Chain compra 75 caminhões da Mercedes-Benz no Brasil

A DHL Supply Chain, empresa do DHL Group e líder em armazenagem e distribuição, ampliou e renovou sua frota própria no Brasil com a aquisição de 75 caminhões Mercedes-Benz. A operação co (...)

Leia mais
 Porto de Santos movimenta 186,4 milhões de toneladas em 2025 e avança para ampliar sua capacidade

19/01/2026

Porto de Santos movimenta 186,4 milhões de toneladas em 2025 e avança para ampliar sua capacidade

O Porto de Santos encerrou 2025 com um novo recorde histórico de movimentação de cargas, alcançando 186,4 milhões de toneladas, consolidando-se como o principal hub logístico do país e u (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.