08/11/2021

Santos Brasil instala equipamento para tratar e reduzir resíduos orgânicos

 Santos Brasil instala equipamento para tratar e reduzir resíduos orgânicos


A Santos Brasil divulga que tem entre suas metas ambientais a redução de 50% na geração de resíduos até 2024. Em um passo nesta direção, a companhia instalou no Tecon Santos um equipamento para tratar e reduzir resíduos orgânicos.

O biodigestor de resíduos alimentares da Bioconverter da Santos Brasil foi posicionado ao lado do refeitório do terminal portuário da Companhia, unidade onde trabalham cerca de 1.800 funcionários, com o objetivo de eliminar os resíduos alimentares por meio de um composto biológico, que realiza a digestão aeróbica acelerada de 100% de todo o material orgânico descartado, seja do preparo de receitas ou sobras do que não foi consumido.

O resultado desse processo é a modificação dos resíduos sólidos para um composto líquido ou água cinza, que pode ser descartada no esgoto sanitário, mas que na Santos Brasil tem como destino a estação de tratamento do Tecon Santos. A partir daí, a água cinza, se torna água de reuso, podendo ser destinada para a limpeza de pátios e equipamentos utilizados no terminal e entre outros.

Desde sua instalação, no primeiro dia de setembro, o Biodigestor já tratou cerca de 5 toneladas de restos orgânicos que antes seriam destinados para descarte em aterros sanitários. Isso significa não só a eliminação na destinação de resíduos orgânicos, como também, em menos trânsito de carretas que carregariam esses restos do terminal para os aterros, economia de combustível e água.

A política de sustentabilidade da Santos Brasil está alinhada aos princípios do Pacto Global da ONU, e está direcionada para quatro questões-chave – saúde e segurança, transparência e práticas anticorrupção, emissões de CO2, água e resíduos e desenvolvimento humano. Na frente ambiental, as metas da Santos Brasil para 2024 preveem a redução de 30% no consumo de água e 15% na emissão de gases de efeito estufa (GEE). As metas foram definidas com base nas reduções alcançadas nos últimos três anos e nas iniciativas que têm sido adotadas para mitigar o impacto de suas operações no meio ambiente. Em 2020, a Santos Brasil registrou redução de 12% na emissão de CO2, 8,5% no consumo de água, e 19% na geração de resíduos em relação a 2019.

De acordo com a gerente de Comunicação Corporativa e Sustentabilidade da Santos Brasil, Béatrice de Toledo Dupuy, a atenção às dimensões ambientais e sociais é um compromisso da Santos Brasil com seus clientes e demais stakeholders. “A preservação do meio ambiente está entre os valores da Companhia e a busca por soluções inovadoras e sustentáveis é uma constante. O uso do de tecnologias como o biodigestor nos permite não apenas reduzir a produção de resíduos orgânicos e produzir agua de reuso, mas é também uma ferramenta de mudança de cultura na prática, para além do discurso.”

Segundo o coordenador de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Santos Brasil, Humberto Pegoraro, a implantação do Biodigestor demonstra como tecnologias inovadoras são aliadas na melhoria dos processos da companhia. “Políticas para a redução da geração de resíduos estão em andamento em todas as nossas unidades. Com o biodigestor não é diferente, o projeto já está em estudo para expandirmos para as bases da Santos Brasil pelo país.”



Fonte: Tecnologística

Notícias Relacionadas
 Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

16/01/2026

Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

A Multilog anunciou que o Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu será inaugurado em 10 de dezembro de 2026. A previsão foi confirmada durante visita às obras realizada nesta terça-feira (13) p (...)

Leia mais

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais
 Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

12/01/2026

Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

A JSL abriu inscrições para a 17ª edição do Programa Mulheres na Direção, iniciativa voltada à capacitação e inserção de mulheres no setor de transporte rodoviário e logística. Nesta edi (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.