25/11/2022

Tecnologia e processos: como podem aumentar a eficiência logística?

 Tecnologia e processos: como podem aumentar a eficiência logística?



Elimar Soares, Diretor de Operações da Bravo Serviços Logísticos
Um planejamento estratégico operacional que contemple todas as etapas da cadeia logística de uma empresa é fator determinante para a maximização dos resultados. Mas, ter processos internos muito bem estabelecidos, trabalhando em conjunto com plataformas robustas de tecnologia, para alcançar a eficiência no setor, também é essencial.
Hoje, a logística é muito mais inteligente e personalizada. Atualmente, é impensável uma logística sem inteligência, que se utiliza de dados para a tomada de decisões rápidas e eficientes, que entregam excelência operacional. Como uma operadora logística, aqui na Bravo não é diferente. Entendemos a importância de aplicar a tecnologia para atingir a excelência operacional e melhorar a tomada de decisão e o atendimento ao cliente, mas sem deixar de lado processos próprios que fornecem vantagem competitiva para nos planejarmos e nos prepararmos para o futuro.
Como parte dessa experiência, pude compartilhar dentro do 28º Fórum Internacional de Supply Chain da ILOS, com a palestra “Case Bravo - Excelência operacional dos CDs com uso da plataforma SAP EWM”, um pouco desta visão. Nessa oportunidade pude apresentar toda a evolução da gestão operacional da Bravo, desde o início do projeto de transformação e evolução com base a utilização de tecnologia, casada com as boas práticas e processos operacionais já consolidados dentro da empresa.
Por isso, afirmo com segurança que confiabilidade e flexibilidade para trabalhar em sintonia com os processos operacionais, ditaram a escolha da tecnologia para a gestão dos armazéns (WMS). A evolução, conduzida agora pelo sistema tem por objetivo permitir operações mais flexíveis e administrar um maior volume de dados, proporcionando, assim, um controle efetivo na gestão dos processos logísticos de armazenagem e distribuição. O sistema permite a nossa empresa, um melhor planejamento, a integração com outras soluções e a criação de estratégias para melhorar o procedimento e amplificar as operações. Esse projeto nos trouxe inúmeros benefícios, dentre eles o que mais se destaca foi a alavancada de crescimento operacional, com ganhos em produtividade de torno de 26%.
Porém temos que ir além, a visibilidade em tempo real de toda a operação por meio de tecnologia, processos e pessoas, estrategicamente planejada para garantir o bom andamento conforme a demanda de cada desafio logístico dos clientes, também é um diferencial.
Ou seja, para planejar o crescimento de uma empresa e dar escalabilidade em um setor tão dinâmico como o de logística, é necessário ter maturidade em boas escolhas e combinações de diversas plataformas, sistemas, processos e pessoas que, juntos, tornam uma empresa como a Bravo referência em eficiência logística. Com isso, é possível desenhar um DNA próprio que torne a empresa única na prestação de serviços para seus clientes, oferecendo visibilidade e robustez nas operações. Na Bravo, por exemplo, está em nosso DNA a atuação sempre com compromisso em conduzir os melhores resultados e a entrega de uma experiência diferenciada em serviços logísticos a nossos parceiros, que geram valor e apoiam o crescimento de seus negócios.



Notícias Relacionadas

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais
 Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

12/01/2026

Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

A JSL abriu inscrições para a 17ª edição do Programa Mulheres na Direção, iniciativa voltada à capacitação e inserção de mulheres no setor de transporte rodoviário e logística. Nesta edi (...)

Leia mais
 Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

12/01/2026

Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

O Tecon Santos recebeu neste sábado (10) dois novos portêineres e oito RTGs elétricos. Os equipamentos foram adquiridos pela Santos Brasil dentro do projeto de ampliação, modernização e (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.