09/12/2022

Tegma instala usina de energia solar em sua unidade de Sorocaba

 Tegma instala usina de energia solar em sua unidade de Sorocaba



A Tegma Gestão Logística, uma das maiores operadoras logísticas do país, iniciou um importante processo de limpeza da sua matriz energética a partir da instalação de uma usina solar em sua unidade de Sorocaba, em São Paulo. O sistema, em operação há cerca de um mês, é conectado à rede elétrica da concessionária local, o que permite colocar nessa rede eventuais excedentes de eletricidade ou, caso o consumo seja superior ao que foi captado, suprir a diferença por meio do abastecimento da concessionária.


Segundo explica Fernando Aoki, gerente de Engenharia e Obras da Tegma, o novo sistema traz diversos benefícios. “Além dos ganhos financeiros que serão obtidos após o retorno do capital investido, utiliza um recurso renovável, a luz solar, que não polui e nem agrava o efeito estufa com a emissão de gases, como o CO2”, assinala o executivo.


Aoki destaca outras vantagens da opção adotada, como montagem rápida, pouca manutenção – basicamente lavagem do sistema duas vezes ao ano – e alta durabilidade, com uma vida útil de 25 anos, em média. Os painéis foram colocados no telhado da nave de carregamento, o que dispensou obras de maior complexidade.


Iniciativa piloto


A unidade de Sorocaba é um pátio da Divisão Logística de Veículos (DLV) com 40 mil metros quadrados, destinado à operação de carregamento da montadora Toyota. É a primeira iniciativa da empresa nesse sentido e serve como projeto piloto. “Vamos avaliar os resultados para verificar a possibilidade de colocarmos usinas de energia solar em outros locais”, assinala Fernando Aoki.


O projeto do sistema prevê fornecer entre 65% e 70% da energia consumida naquela unidade. Isso significa que mensalmente a empresa economizará nas instalações de Sorocaba o correspondente a esse percentual em seu gasto com o consumo de energia elétrica. Trata-se de um exemplo concreto da possibilidade de conciliar redução do impacto ambiental com ganhos financeiros.



Notícias Relacionadas

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais
 Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

12/01/2026

Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

A JSL abriu inscrições para a 17ª edição do Programa Mulheres na Direção, iniciativa voltada à capacitação e inserção de mulheres no setor de transporte rodoviário e logística. Nesta edi (...)

Leia mais
 Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

12/01/2026

Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

O Tecon Santos recebeu neste sábado (10) dois novos portêineres e oito RTGs elétricos. Os equipamentos foram adquiridos pela Santos Brasil dentro do projeto de ampliação, modernização e (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.