07/05/2025

DHL assume gestão de transportes da Alpargatas em Campina Grande

 DHL assume gestão de transportes da Alpargatas em Campina Grande



A DHL assumiu o planejamento, supervisão e gestão de fornecedores logísticos do centro de distribuição da Alpargatas em Campina Grande (PB), formato que no mercado logístico é conhecido como LLP (Lead Logistics Partner). Segundo a companhia, o objetivo é dar mais eficiência e confiabilidade às entregas realizadas a diversos varejistas em todo o país.


As entregas em território nacional passaram a contar com monitoramento integral da torre de controle da DHL, localizada na Grande São Paulo. A operadora é responsável também pelo agendamento das entregas – atendendo às especificidades de cada varejista –, a gestão das transportadoras e o acompanhamento dos indicadores de eficiência.


De acordo com o vice-presidente de Operações de E-commerce, que recentemente também assumiu a posição de Head Latam de LLP - Supply Chain Orchestration, Fábio Miquelin, no projeto foram aportamos três práticas importantes.


“Implementamos um mecanismo mais robusto de confirmação de entrega (POD), item fundamental para o correto faturamento no setor. Como já tínhamos relacionamento com muitos dos varejistas que receberão os calçados da Alpargatas, estamos utilizando essa experiência para deixar procedimentos pré-desenhados, agilizando os tramites. Por fim, trouxemos uma forte cultura de desenvolvimento contínuo, utilizando os dados gerados pelo monitoramento para realização de aprimoramentos”, afirmou.


Para o diretor de Operações Logísticas da Alpargatas, Jayvison Amorim, a estrutura montada trouxe mudanças operacionais. “Desde o início da nossa parceria, já pudemos ver melhorias em todo o processo de logística, que ficou ainda mais assertivo, alavancando nossa eficiência operacional. Estamos também aproveitando melhor nossos recursos, otimizando o atendimento aos nossos clientes e acompanhando-as de ponta a ponta. Com as informações centralizadas, automação dos processos e integração dos sistemas, temos visibilidade em tempo real e conseguimos antecipar qualquer imprevisto”, ressaltou.


AUTOMAÇÃO E GESTÃO DE TRANSPORTES
Na área de tecnologia, além da visibilidade online de ponta a ponta via plataforma MySupplyChain, a DHL desenvolveu bots de RPA para automatizar o processo de emissão de notas fiscais junto a alguns grandes varejistas, economizando tempo e evitando erros.


Em Transportes, foi realizada uma consolidação dos fornecedores nesta área, passando de 15 para 6 transportadoras mais alinhadas aos requerimentos do novo desenho logístico. A DHL realiza então a gestão dessas transportadoras, incluindo a administração de ocorrências (quando há alguma inconformidade, como atrasos) e a auditoria de fretes.


“Na área de distribuição, implementamos outro aprimoramento muito importante: padronizamos os indicadores de qualidade e acompanhamento das entregas, permitindo assim uma gestão unificada e comparativa dos desempenhos. Em resumo, o planejamento logístico que implementamos visa combinar eficiência nas operações, com agilidade e qualidade nas entregas. Com a tecnologia sendo a base para um maior controle e gestão mais ativa”, destacou Miquelin.


Fonte: Mundo Logística



Notícias Relacionadas

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais
 Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

12/01/2026

Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

A JSL abriu inscrições para a 17ª edição do Programa Mulheres na Direção, iniciativa voltada à capacitação e inserção de mulheres no setor de transporte rodoviário e logística. Nesta edi (...)

Leia mais
 Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

12/01/2026

Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

O Tecon Santos recebeu neste sábado (10) dois novos portêineres e oito RTGs elétricos. Os equipamentos foram adquiridos pela Santos Brasil dentro do projeto de ampliação, modernização e (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.