14/06/2024

ID Logistics Brasil desenvolve robô autônomo para operação na Danone

 ID Logistics Brasil desenvolve robô autônomo para operação na Danone



A ID Logistics Brasil, em parceria com a Danone, desenvolveu um robô autônomo (empilhadeira autônoma - AMR) para a operação na fábrica de lácteos de Poços de Caldas, MG. O robô atua na puxada da linha de produção dos paletes de produtos acabados para armazenagem vertical, substituindo a tradicional condução de empilhadeiras por colaboradores. A inovação permite uma operação 100% contínua, sem pausas ou interrupções para intervalos térmicos, garantindo um processo ininterrupto.


O desenvolvimento do robô contou com a colaboração da Automni Logística Robotizada, assegurando total autonomia no deslocamento da zona fabril até o Centro de Distribuição. A solução, baseada na demanda real, trouxe ganhos de produtividade e reduziu o risco de acidentes, diminuindo a exposição de pessoas e equipamentos e a necessidade de empilhadeiras.


"A implantação dos robôs autônomos na Danone representa mais uma etapa na busca por soluções inovadoras em conjunto com nossos clientes, focando na eficiência operacional e na segurança dos colaboradores", afirma Alejandro Bagnati, diretor de Projetos da ID Logistics no Brasil.


À Tecnologística, Dario Fugita, gerente de Reengenharia da ID Logistics, explica que os robôs se locomovem usando sensores e câmeras, coletando informações para se mover corretamente, semelhantes a carros autônomos. Essas características qualificam os robôs como AMRs, capazes de otimizar rotas, eliminar erros e aumentar a produtividade.


Adriano Beltramini, gerente de Distribuição da Danone, destaca a importância do projeto: "Sabemos da dificuldade em implementar tecnologias no Brasil devido ao alto custo de importações. Este projeto busca trazer soluções seguras, com tecnologia de ponta e custo adequado. Já é uma realidade e o início de uma jornada de automação em nossas operações."


Nos centros de distribuição, o armazenamento vertical do estoque geralmente exige o uso de empilhadeiras operadas por colaboradores, resultando em desgastes e manutenções frequentes. Os Robôs Móveis Autônomos (AMRs), equipados com sensores e processadores integrados, navegam autonomamente, evitando obstáculos e pessoas, utilizando mapas digitais do ambiente físico.


"Grandes inovações exigem resiliência dos stakeholders do projeto. A parceria entre a equipe da Danone e a ID Logistics foi crucial para superar desafios e capacitar todos os envolvidos para multiplicar a solução em outras operações", comenta André Abrami, diretor geral da Automni Logística Robotizada.


Fonte: Tecnologística



Notícias Relacionadas

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais
 Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

12/01/2026

Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

A JSL abriu inscrições para a 17ª edição do Programa Mulheres na Direção, iniciativa voltada à capacitação e inserção de mulheres no setor de transporte rodoviário e logística. Nesta edi (...)

Leia mais
 Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

12/01/2026

Porto de Santos recebe novos guindastes elétricos e avança na modernização de terminal

O Tecon Santos recebeu neste sábado (10) dois novos portêineres e oito RTGs elétricos. Os equipamentos foram adquiridos pela Santos Brasil dentro do projeto de ampliação, modernização e (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.