31/08/2020

Estudo Completo dos Operadores Logísticos

 Estudo Completo dos Operadores Logísticos



Informações consistentes, confiáveis, objetivas e disponíveis às comunidades acadêmica e empresarial, bem como ao poder público — uma necessidade estratégica a todos aqueles que militam em uma atividade econômica, em um setor industrial ou de serviços.

Com essa prerrogativa em mente, a ABOL – Associação Brasileira de Operadores Logísticos publicou o estudo completo Operadores Logísticos: Panorama Setorial, Marco Regulatório e Aspectos Técnico-Operacionais, realizado durante os meses de julho de 2014 a maio de 2015 pela KPMG Consulting, Mattos Filho, Veiga Filho, Marrey Jr. e Quiroga Advogados, com a participação técnica e acadêmica da Fundação Dom Cabral (FDC).

Do estudo nasceu a taxionomia do Operador Logístico, que permitiu a identificação clara e inconteste das atividades a essas empresas atribuídas: "Pessoa jurídica capacitada a prestar, através de um ou mais contratos, por meios próprios e/ou por intermédio de terceiros, os serviços de transporte (em qualquer modal), armazenagem (em qualquer condição física ou regime fiscal) e gestão de estoque (utilizando sistemas e tecnologias adequadas)".

Assim sendo, a associação cumpre seu papel informativo, contribuindo para a regulamentação do setor com dados relevantes sobre o mercado local e mundial no que concerne ao tamanho do setor, receita bruta, geração de postos de trabalho, arrecadação de tributos/encargos e investimentos, estabelecendo parâmetros para a definição do marco regulatório, boas práticas, normas e certificações, entre outras informações cruciais para os operadores logísticos.

Na essência do estudo completo, além do Sumário Executivo, encontram-se os seguintes volumes:

- Volume 1: Panorama setorial, contextualização do setor e _benchmarkings_ internacionais.
- Volume 2: Marco regulatório e análise jurídica.
- Volume 3: Aspectos técnico-operacionais, normas, boas práticas, certificação e indicadores de desempenho.

© 2024 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.