24/02/2022

ABOL Day traz real significado de ESG

 ABOL Day traz real significado de ESG


ESG não é filantropia e caridade, não é certificado e não é apenas números ou sustentabilidade corporativa. ESG é risco financeiro do negócio dos investimentos. As afirmações resumem a palestra feita pelo especialista no tema, Roberto Roche, na manhã desta quinta-feira, durante o primeiro ABOL Day de 2022. A abertura foi feita pela diretora executiva, Marcella Cunha.

O encontro, voltado aos Operadores Logísticos filiados à Associação, foi uma verdadeira aula sobre o quanto vale a imagem da empresa em que cada um trabalha. Cerca de 70 pessoas acompanharam a apresentação e engajaram sobre esse tema, considerada tão relevante e presente nas empresas atualmente.

O surgimento do ESG foi o ponto de partida, trazendo à tona acidentes, que marcaram a história do mundo corporativo no País e no mundo, como as 47 ocorrências envolvendo nitrato de amônio. “Grandes acidentes, empresas quebrando, multas milionárias. Todo impacto socioambiental causa um desastre econômico na região, empresa e até mesmo em toda a cadeia de logística de suprimentos. O ponto em comum nos acidentes é justamente a falta de governança. É preciso mostrar para os investidores que o risco ESG está sob controle”, destacou Roche, lembrando que compensação não é solução.

Segundo o especialista, ESG é um processo infinito, que aos poucos vai sendo elaborado, ou seja, não acontece de um dia para o outro. Isso significa que não há empresa 100% ou 0% ESG. “Não é classificação binária, precisa ser analisado o nível de maturidade ESG”. Para Roche, não existirá empresa que a sociedade não queira. O segredo é estar atento ao anseio dos investidores, que são soberanos em seus critérios. “É fundamental ter uma gestão de riscos para demonstrar ao mercado financeiro e à sociedade, que podem dormir tranquilos”.

Marcella observa o evento como de suma importância para os Operadores Logísticos, que vêm buscando uma gestão mais baseada em valores humanitários, ambientais e transparência. “Ao mesmo tempo, é importante desmistificar e “desromantizar” o que ESG significa no mundo corporativo. A palestra do Roberto Roche foi muito esclarecedora nesse sentido.”

Notícias Relacionadas
 Nova gestão busca JSL ‘mais leve’

12/11/2025

Nova gestão busca JSL ‘mais leve’

Em meio a uma mudança em seu comando, a JSL, empresa de logística da Simpar, planeja se tornar uma empresa “mais leve”, segundo o novo presidente, Guilherme Sampaio, que assume oficialme (...)

Leia mais
 Artigo: A ameaça no setor logístico que pode frear a economia brasileira

12/11/2025

Artigo: A ameaça no setor logístico que pode frear a economia brasileira

O Brasil está enfrentando um déficit preocupante de motoristas profissionais para trabalhar com o transporte rodoviário de cargas. Temos cada vez mais caminhões e menos condutores.

Leia mais
 DP World lança aplicativo para motoristas do Porto de Santos para otimizar fluxo logístico

12/11/2025

DP World lança aplicativo para motoristas do Porto de Santos para otimizar fluxo logístico

A DP World lançou o aplicativo Smart Gate DP World, voltado para motoristas que operam no terminal da companhia no Porto de Santos (SP). O objetivo é digitalizar o processo de acesso e m (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.