13/05/2021

Amazon investe em logística para atrair mais varejistas

 Amazon investe em logística para atrair mais varejistas


Disposta a atrair mais vendedores a seu shopping virtual (marketplace), a Amazon Brasil abriu um novo centro de distribuição para a prestação de serviços completos de logística (fullfilment, no jargão do setor) a varejistas que usam a sua plataforma na internet.

O espaço de 57 mil metros, que entra em operação esta semana, é o quinto centro de distribuição da empresa na cidade de Cajamar, na região metropolitana de São Paulo, e o nono no país, contando com centros em Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre e Recife.

Segundo Ricardo Pagani, diretor de operações da Amazon Brasil, o espaço equivalente a cinco campos de futebol, começa oferecendo serviços a pequenos varejistas, cadastrados no Simples Nacional, mas não vai parar por aí. “Esse é o primeiro passo nessa categoria de serviços”, diz Pagani em entrevista ao Valor. “Não vamos nos restringir a parcerias de menor porte ou às regiões Sul e Sudeste”, afirma.

Concorrentes como Mercado Livre e B2W também oferecem gestão logística a parceiros.

O Mercado Livre iniciou o modelo em 2017 e hoje conta com cinco centros de distribuição dedicados aos serviços de logística em Louveira, dois centros em Cajamar (SP), Lauro de Freitas (BA) e Governador Celso Ramos (SC). Até o meio do ano, abrirá mais dois centros de distribuição para serviços de logística, em Cajamar e Extrema (MG).

A B2W, que reúne sites como Submarino, Americanas e Shoptime, oferece o serviço de logística e atendimento aos clientes a vendedores parceiros desde 2015. Atualmente a empresa atende mais de 4 mil vendedores por meio de 22 centros de distribuição em 12 Estados.

A Amazon não informa o valor investido no novo centro de distribuição. A estimativa da Amazon é de gerar 450 empregos diretos com a nova operação.

Os serviços de armazenamento, gestão de estoques, entrega e atendimento ao consumidor para os parceiros de vendas foram lançados no início de dezembro pela Amazon Brasil. Agora, os varejistas já atendidos terão seus estoques transferidos ao novo espaço.

“O prédio dedicado vai suportar o volume de entregas do Prime Day \dia de ofertas na plataforma de vendas], em junho, da Black Friday, e de parte da demanda do ano que vem”, projeta o diretor de operações.

Pagani destaca a entrega em até dois dias e o frete grátis entre os benefícios aos parceiros que optarem pelo serviço. “Isso é importante para habilitar as empresas nacionais a aumentarem o volume de negócios”, afirma. “O grande problema do vendedor parceiro no Brasil é a escala”.

Para o consumidor, segundo ele, a vantagem é encontrar um sortimento de produtos com entrega rápida. Hoje, a
Amazon Brasil entrega em até dois dias em 600 cidades.

Nesta semana, a empresa também iniciou a venda de produtos importados, de sua operação global, por meio de uma loja hospedada na plataforma brasileira.

Fonte: [Valor Econômico

Notícias Relacionadas
 Santos Brasil avança rumo à meta de aterro zero até 2028

06/06/2025

Santos Brasil avança rumo à meta de aterro zero até 2028

A Santos Brasil dá mais um salto importante rumo à sustentabilidade: em cerca de um ano, desde o lançamento oficial do Projeto Aterro Zero, a Companhia alcançou uma redução de 63% no env (...)

Leia mais
 Tegma conquista quarta certificação do Great Place to Work

06/06/2025

Tegma conquista quarta certificação do Great Place to Work

A Tegma Gestão Logística foi certificada pela quarta vez consecutiva pela consultoria internacional Great Place to Work (GPTW), com base nos resultados de sua mais recente pesquisa de cl (...)

Leia mais
 IA e redes sociais estão a transformar as compras online

05/06/2025

IA e redes sociais estão a transformar as compras online

A DHL eCommerce lançou o seu relatório “E-Commerce Trends Report 2025”, com base em informações recolhidas junto de 24 mil compradores online em 24 mercados globais chave. O estudo deste (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.