23/03/2021

Antaq projeta crescimento de 4% na movimentação portuária para 2021

 Antaq projeta crescimento de 4% na movimentação portuária para 2021


Os portos públicos e terminais privados deve movimentar 1,2 bilhão de toneladas em 2021, estima a Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). O crescimento de 4% em relação ao ano passado é projetado pela Gerência de Estatística e Avaliação de Desempenho da entidade.

A análise indica que esse número pode ser ainda maior se a movimentação de minério de ferro se recuperar das recentes quedas de 3% em 2020 e de 10% em 2019.

Na terça-feira (16), a Antaq atualizou o Estatístico Aquaviário, trazendo os números de janeiro. A movimentação de carga no primeiro mês do ano foi de 87,6 milhões de toneladas, um crescimento de 14% em comparação com o mesmo período de 2020. O Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (MA), instalação que mais movimenta carga no país, operou 15,6 milhões de toneladas em janeiro deste ano, um crescimento de 7,7% em relação ao mesmo mês de 2020.

O principal porto público do Brasil — Santos (SP) — movimentou em janeiro deste ano 7,2 milhões de toneladas, aumento de 12% frente a janeiro do ano passado.

As expectativas são otimistas para 2021 e para os próximos anos também devido ao agronegócio brasileiro. A safra agrícola projetada para até 2050 deve chegar a 500 milhões de toneladas, como destaca o gerente de Estatística e Avaliação de Desempenho da Antaq, Fernando Serra. “Além disso, a Vale planeja retomar o nível de produção do minério de ferro, chegando ao patamar dos 400 milhões de toneladas por ano.”

Para o diretor-geral da agência, Eduardo Nery, é importante que o setor portuário nacional seja dotado de infraestrutura e atraia cada vez mais investimentos privados para que essa demanda de movimentação de cargas seja atendida. Em 2021, estão previstos cerca de 20 leilões de áreas portuárias.

Em 9 de abril, serão leiloadas cinco áreas: quatro no Porto do Itaqui (MA) para movimentação de combustíveis e uma no Porto de Pelotas (RS) para carga geral, especialmente madeira. Juntos, os investimentos alcançarão cerca de R$ 610 milhões.

Notícias Relacionadas
 FedEx lança serviço de liberação de carga formal de importação e aprimora estrutura em Viracopos

14/11/2025

FedEx lança serviço de liberação de carga formal de importação e aprimora estrutura em Viracopos

A Federal Express Corporation (FedEx), maior empresa de transporte expresso do mundo, anuncia a ampliação de seu portfólio no Brasil com o lançamento do serviço de liberação de carga for (...)

Leia mais
 Amazon, DHL e Scania iniciam teste de caminhão elétrico extrapesado em rota de longa distância

14/11/2025

Amazon, DHL e Scania iniciam teste de caminhão elétrico extrapesado em rota de longa distância

A Amazon, a DHL Supply Chain e a Scania, com apoio da iniciativa Laneshift, iniciaram em outubro um teste inédito com caminhão 100% elétrico extrapesado em rota de longa distância no Bra (...)

Leia mais
 DHL Supply Chain reforça uso de agentes de IA

13/11/2025

DHL Supply Chain reforça uso de agentes de IA

A DHL anunciou o reforço da utilização de agentes de Inteligência Artificial (IA) na sua divisão de logística contratual, a DHL Supply Chain, mediante uma parceria com a startup HappyRob (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.