30/03/2021

Carrefour prevê até 122 Sam’s Club no Brasil e quadruplicar negócio

 Carrefour prevê até 122 Sam’s Club no Brasil e quadruplicar negócio


O Grupo Carrefour tem reforçado ao mercado em “lives” e contatos com analistas alguns aspectos da transação de compra do Big, e entre os pontos de destaque estão os planos com o Sam’s Club e com o braço de supermercados — este último recebeu menos atenção do mercado após o comunicado da transação na semana passada, pela menor relevância na operação.

O Sam’s Club é uma marca do Walmart no mundo e que faz parte do portfólio de operações do Big, que paga royalties de 0,7% sobre as vendas pela exploração do seu nome, segundo dados de 2019.

O Carrefour projeta chegar a um número de 92 a 122 lojas de Sam’s Club no país, após a fase de aberturas mais aceleradas de unidades, com previsão de 60 a 90 novos pontos de venda — atualmente são 32 lojas do clube de compras, mais voltado para a classe A e B. Esse número é mencionado numa apresentação enviada à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) sobre o negócio.

Com isso, a base atual de pontos seria multiplicada por três a quatro vezes, disse o comando a analistas nos últimos dias. O Carrefour não tem mencionado prazos para essas aberturas. O Sam’s responde por 21% da receita anual do Big, de cerca de R$ 25 bilhões, e opera no lucro.

Paralelo a isso, em outro modelo, o de supermercados, podem avançar acordos comerciais com redes regionais. O Carrefour deve replicar no país um formato que criou com a rede Super Nosso, de Minas Gerais, anunciado em 2019.

Lá, o Super Nosso começou a operar as 16 lojas do “Carrefour Bairro”, que trocaram de nome, inclusive. Isso porque o grupo entendeu que a rede local era mais eficiente na gestão do que a companhia. O formato de supermercados não é prioridade na empresa já há anos, na avaliação de consultores — no mundo, o grupo opera o formato de hipermercados, que ajudou a desenvolver em vários locais.

A empresa não dá detalhes do acordo comercial, a respeito das condições de pagamento, junto ao Super Novo. São cerca de 50 supermercados do Carrefour no país — esse número já chegou a 200 no passado.

Se replicar essas parcerias em outras regiões, o Carrefour pode usar a estrutura de logística do Big para abastecer essas redes regionais, parceiras da empresa.

Com a conclusão do acordo com o Big, o Carrefour recebe 99 supermercados das marcas Nacional e Super Bompreço. Como já relatado ao anunciar a compra do Big na semana passada, as duas bandeiras serão mantidas devido à sua presença local (Nacional no Sul e Bompreço no Nordeste), com elementos da marca Carrefour.

Participação de mercado e Cade\
Nos próximos meses, o Cade, órgão antitruste, deve avançar na avaliação da transação de compra do Big, e a análise envolverá a fatia de mercado dos grupos.

Considerando apenas a venda anual do varejo de alimentos, pelos dados da Abras, a associação de supermercados e hipermercados, o Carrefour teria cerca de 24% do setor — R$ 100 bilhões de receita bruta considerando venda total de quase R$ 400 bilhões do mercado em 2020. Ao se analisar outros segmentos do varejo em que o Carrefour também atua, consultores acreditam qur fatia é menor.

Alberto Serrentino, sócio da Varese Retail, com base em dados de vendas do comércio pelo IBGE, estima que o Carrefour tenha participação de mercado de 15% a 16% de um comércio que movimenta de R$ 650 bilhões ao ano. Inclui combustível, drogarias, e outras área em que a empresa opera, e tira construção civil, por exemplo.

O GPA tem cerca de R$ 31 bilhões em vendas anuais no Brasil (sem considerar operações internacionais ), equivalente a quase 8% do faturamento total pela Abras, e menos de 5%, pelos cálculos da Varese.

Notícias Relacionadas
 Santos Brasil avança rumo à meta de aterro zero até 2028

06/06/2025

Santos Brasil avança rumo à meta de aterro zero até 2028

A Santos Brasil dá mais um salto importante rumo à sustentabilidade: em cerca de um ano, desde o lançamento oficial do Projeto Aterro Zero, a Companhia alcançou uma redução de 63% no env (...)

Leia mais
 Tegma conquista quarta certificação do Great Place to Work

06/06/2025

Tegma conquista quarta certificação do Great Place to Work

A Tegma Gestão Logística foi certificada pela quarta vez consecutiva pela consultoria internacional Great Place to Work (GPTW), com base nos resultados de sua mais recente pesquisa de cl (...)

Leia mais
 IA e redes sociais estão a transformar as compras online

05/06/2025

IA e redes sociais estão a transformar as compras online

A DHL eCommerce lançou o seu relatório “E-Commerce Trends Report 2025”, com base em informações recolhidas junto de 24 mil compradores online em 24 mercados globais chave. O estudo deste (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.