22/04/2021

Com Lojas Americanas, dona da Puket quer ir às compras

 Com Lojas Americanas, dona da Puket quer ir às compras


O grupo Uni.co, dono das marcas de lojas Puket, Imaginarium e MinD, estava se preparando para abrir o capital na bolsa, mas em janeiro deste ano desistiu e tomou outro caminho - negociar com a Lojas Americanas. Esta, uma das maiores varejistas do país, acabou comprando 70% do grupo, e pode ficar com mais 30% daqui três anos. O plano da Uni.co é acelerar a expansão, com aquisições.

O valor do negócio, que conta com uma rede de 440 lojas e faturamento de R$ 670 milhões (em 2019) não foi informado. A gestora Squadra era dona de 95% da Uni.co e os outros 5% estavam nas mãos de um pool de executivos. A operação, anunciada na terça-feira à noite, vai passar pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A Uni.co estava em tratativas para fazer sua oferta pública inicial de ações (IPO) quando foi abordado pela Americanas, que acenou com a possibilidade de uma oferta de compra. Ao ir para a bolsa, um dos principais objetivos era acelerar o crescimento, com aquisições. A Americanas não deixa essa estratégia de lado, e ao mesmo tempo, por sua estrutura, traz a chance de impulsionar mais o negócio, disse ao Valor o presidente da Uni.Co, Wellington Santos.

A Uni.co fez um primeiro protocolo para abrir o capital na bolsa em outubro do ano passado. Ao iniciar conversas com investidores, recebia um “retorno muito positivo”, disse Santos. “Estávamos com tudo pronto para concluir o processo de IPO e recebemos a abordagem da Americanas. Nesse momento, em meados de janeiro, decidimos suspender o IPO e e analisar a proposta”, afirmou.

O que chamou a atenção da Uni.co foi a oportunidade de desenvolver, com a Americanas, uma nova área, especializada em franquias. “Nosso grande propósito é continuar com o crescimento das nossas marcas, e também atrair novos negócios e marcas no segmento do varejo especializado de franquias, para fazer parte do ‘universo Americanas’. Vemos muitas oportunidades", diz Santos.

A Uni.co atua no segmento chamado de “fun design”, lança cerca de 4 mil produtos por ano. São mais de 1,8 milhão de clientes ativos, considerando Puket (moda e acessórios), Imaginarium (presentes e design), e MinD (decoração).

A empresa já tinha e continua tendo conversas avançadas com outras marcas com a intenção de fazer aquisições, disse Santos, que continuará à frente do negócio. Os setores de vestuário íntimo e infantil e de acessórios estão na mira. O objetivo é buscar negócios complementares aos da Uni.co.

A pandemia, que tem obrigado o varejo a manter lojas fechadas por meses a fio, também abre oportunidades para fusões e aquisições.

O comunicado divulgado na terça-feira à noite pela Americanas cita a possibilidade de expansão de sua plataforma de varejo especializado em franquias e marcas próprias, somando-se à recém-criada joint-venture com a BR Distribuidora para a exploração do negócio de lojas de conveniência. A aquisição também amplia o portfólio da Americanas áreas como moda, acessórios, presentes e design

A Uni.co tem um escritório na China há mais de 10 anos. A proximidade com fornecedores garante a exclusividade dos itens que vende, diz Santos. A operação na China dá celeridade ao desenvolvimento de produtos e ao processo de logística. “Essa é uma das frentes que temos oportunidade de explorar em conjunto no futuro”.

Santos diz que a Uni.co tem conhecimento para antecipar tendências e conhece os interesses do público jovem. Será possível construir algo para a Americanas nessa linha, observou o executivo.

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