22/10/2021

Comércio eletrônico abocanha metade dos galpões logísticos no trimestre

 Comércio eletrônico abocanha metade dos galpões logísticos no trimestre


O comércio eletrônico, que saiu como ‘vencedor’ da crise econômica e sanitária, está literalmente ganhando espaço para ir mais longe. O setor foi responsável por 46% de todos os aluguéis novos de galpões industriais no terceiro trimestre, nos arredores de São Paulo. O segundo lugar ficou com o setor de logística, transporte e distribuição, com 24%.

Empresas como Mobly, Magazine Luiza, DHL e B2W Digital estão entre os inquilinos que fecharam novos contratos nos últimos meses. Na prática, quem tem um centro de distribuição bem localizado é mais ágil na entrega das mercadorias.

A absorção líquida dos galpões (área total alugada, já descontada a área devolvida) totalizou 341 mil m2 no terceiro trimestre – o volume mais forte de negócios registrado neste ano. No acumulado do ano inteiro, já são 494 mil m2, montante próximo ao do ano passado, segundo levantamento da consultoria imobiliária Newmark Group. Esses resultados confirmam a alta demanda do e-commerce, segundo a diretora de pesquisa e inteligência da Newmark, Mariana Hanania.

Os endereços mais procurados são aqueles a menos de 40 quilômetros de São Paulo e com acesso fácil a rodovias. Nesse contexto, 39% das locações no trimestre ocorreram em Cajamar, conhecida como a “Faria Lima dos Galpões” pela quantidade de imóveis logísticos de alto padrão, nos quais saem produtos da Amazon e dos Correios, por exemplo. Em seguida veio Guarulhos, com 20%.



Fonte: Estadão

Notícias Relacionadas
 Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

18/07/2025

Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

O uso de veículos autônomos no transporte de cargas deve ganhar escala nos próximos anos. Segundo a consultoria Precedence Research, o mercado global de entregas autônomas na etapa last (...)

Leia mais
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.