04/10/2021

Custo logístico bate recorde, puxado por transportes

 Custo logístico bate recorde, puxado por transportes


O custo com logística no país bateu recorde em 2020 e chegou a 12,6% do PIB, segundo pesquisa inédita do Instituto Ilos antecipada pelo blog.

De acordo com Maurício Lima, sócio-diretor do Ilos, as despesas com transportes durante a pandemia pressionaram os custos logísticos. Como proporção do PIB, esses gastos saltaram de 7,7% para 8,3%.

-- Apesar da queda de 4,1% do PIB brasileiro, houve aumento da demanda por transportes, com a mudança no padrão de consumo pela pandemia. Também houve maior exportação de grãos e de minério de ferro – explicou Lima.

Dos quatro segmentos que compõem os custos com logística, houve aumento dos transportes, estabilidade em gastos administrativo (0,5%), e armazenagem (0,9%). Já as despesas com estoques caíram de 3,2% para 3%, pela redução da taxa básica de juros.

Para este ano de 2021, segundo Maurício Lima, a tendência será de novo recorde nos custos logísticos, novamente puxado por transportes, que sentem o peso do aumento dos preços dos combustíveis.



Fonte: O Globo

Notícias Relacionadas
 Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

18/07/2025

Veículos autônomos devem movimentar US$ 45 bilhões no transporte de cargas até 2034

O uso de veículos autônomos no transporte de cargas deve ganhar escala nos próximos anos. Segundo a consultoria Precedence Research, o mercado global de entregas autônomas na etapa last (...)

Leia mais
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.