Os embarcadores devem se preparar para pelo menos mais dois anos de taxas de frete elevadas e oferta restrita, de acordo com a consultoria inglesa Drewry. A previsão é de que as taxas médias vão aumentar ainda cerca de 23% este ano.
Durante um webinar da Drewry, o gerente sênior de pesquisa de contêineres Simon Heaney disse que as taxas deveriam cair em 2022, embora não para os níveis pré-pandêmicos. Para ele, as ineficiências da cadeia de abastecimento deixarão de produzir efeito sobre as taxas, mas ainda assim os armadores poderão manter os fretes altos, graças ao gerenciamento da capacidade de carga aperfeiçoado na pandemia. A consultoria prevê uma diminuição dos fretes em aproximadamente 9% ao final desse período.
Outro fator abordado pela Drewry é o aumento insuficiente da oferta de espaço, já que as entregas de novas construções neste ano e no próximo serão baixas em comparação ao crescimento da demanda. De janeiro a março, transportadoras e proprietários não operacionais assinaram contratos para cerca de 170 novas construções, com uma capacidade de cerca de 1,9 milhão de TEUs, a maioria a ser entregue em 2023.
Fonte: Portos e Navios
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