10/05/2021

Esgotamento de portos acentua urgência de ampliar armazenagem

 Esgotamento de portos acentua urgência de ampliar armazenagem


Especialistas da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) ressaltaram nesta sexta-feira a necessidade de ampliar o espaço de armazenamento de grãos no Brasil. Em debate promovido pela estatal, eles afirmaram que é preciso encontrar soluções emergenciais, já que o cenário indica que a capacidade de escoamento pelos portos deve se esgotar até 2025.

O superintendente de Armazenagem da Conab, Stelito Reis, disse que o déficit de estocagem chega a 71% da capacidade estática no Matopiba (confluência dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), ou cerca de 12 milhões de toneladas de grãos que ficam no aguardo de armazenamento a cada safra. No Centro-Oeste, a utilização está próxima do limite e quase não há armazéns disponíveis.

“A questão da deficiência de espaço de armazenagem no Brasil é uma situação atual. E a solução está na construção de mais unidades de armazenagem, agilização de fluxos, utilização de estruturas temporárias, como os silos-bolsa, e planejamento logístico com informações regionalizadas”, sugeriu Reis.

O governo quer incentivar a construção e ampliação de armazéns por meio da concessão de crédito no PCA no próximo Plano Safra. O prazo de reembolso, de até 13 anos, dificulta, já que consome muitos recursos da equalização. O Ministério da Agricultura tenta uma redução para oito ou dez anos para alavancar mais operações.

A preocupação é com as colheitas crescentes, com previsão de 273 milhões de toneladas para este ano e cerca de 300 milhões nos próximos anos. De julho de 2020 até abril deste ano, já foram desembolsados R$ 1,8 bilhão na linha, ou 63% a mais que no mesmo período da temporada anterior.

O superintendente de Logística Operacional da Conab, Thomé Guth, destacou a necessidade de modernização dos portos para agilizar o escoamento da safra de grãos, o que pode reduzir a pressão sobre a capacidade estática nacional. Ele chamou a atenção para um possível esgotamento da capacidade de escoamento dos portos em 2025, o que pressiona a demanda "imprescindível" pela construção de novos armazéns para poder controlar o fluxo.

Fonte: Valor Econômico

Notícias Relacionadas
 FedEx lança serviço de liberação de carga formal de importação e aprimora estrutura em Viracopos

14/11/2025

FedEx lança serviço de liberação de carga formal de importação e aprimora estrutura em Viracopos

A Federal Express Corporation (FedEx), maior empresa de transporte expresso do mundo, anuncia a ampliação de seu portfólio no Brasil com o lançamento do serviço de liberação de carga for (...)

Leia mais
 Amazon, DHL e Scania iniciam teste de caminhão elétrico extrapesado em rota de longa distância

14/11/2025

Amazon, DHL e Scania iniciam teste de caminhão elétrico extrapesado em rota de longa distância

A Amazon, a DHL Supply Chain e a Scania, com apoio da iniciativa Laneshift, iniciaram em outubro um teste inédito com caminhão 100% elétrico extrapesado em rota de longa distância no Bra (...)

Leia mais
 DHL Supply Chain reforça uso de agentes de IA

13/11/2025

DHL Supply Chain reforça uso de agentes de IA

A DHL anunciou o reforço da utilização de agentes de Inteligência Artificial (IA) na sua divisão de logística contratual, a DHL Supply Chain, mediante uma parceria com a startup HappyRob (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.