13/10/2020

Ferrovias se unem para promover melhorias no sistema de comunicação da Portofer

 Ferrovias se unem para promover melhorias no sistema de comunicação da Portofer


Áreas de inovação da Rumo, MRS e VLI participam do Brasil Hack Export com o desafio de melhorar a comunicação com os terminais no cais paulista

Para melhorar a eficiência da comunicação nas operações com vagões na Portofer, empresa que administra a ferrovia dentro do Porto de Santos (SP), as áreas de Inovação da Rumo, MRS e VLI participarão do hackathon Etapa Sudeste do Brasil Hack Export, nos dias 19 e 20 de outubro. Essa maratona de inovação e tecnologia faz parte dos encontros regionais de logística e infraestrutura portuária que culminarão no Fórum Brasil Export, em Brasília (DF), nos dias 23 e 24 de novembro.

As equipes de Inovação e Operação das três concessionárias propuseram um desafio para que profissionais de Tecnologia se inscrevam em grupos (com até três pessoas) para proporem soluções que melhorem a eficiência da comunicação entre as ferrovias e os terminais no cais paulista. As ideias serão apresentadas para uma banca formada por profissionais das ferrovias \e dos setores portuário e logístico], e os critérios de avaliação serão criatividade, viabilidade, qualidade técnica e aplicabilidade.

Nesta primeira fase, os especialistas interessados passarão pela seletiva da região Sudeste, e devem fazer suas inscrições até 11 de outubro pelo site www.brasilhackexport.com.br. A competição será em 15/10 e os resultados serão publicados no dia 19/10. Dessa seletiva, serão premiados três projetos que serão apresentados no Fórum Brasil Export em novembro.

O sistema ferroviário dentro do Porto de Santos (SP) é administrado pela Portofer, que recebe os trens da Rumo, VLI e MRS. Diariamente, essa operadora coordena a chegada dos trens das três empresas ao cais paulista, e é a responsável pela distribuição dos vagões carregados para 11 terminais que ficam na Margem Direita. Após a descarga, é preciso organizar a saída deles, a formação de novos trens e suas respectivas partidas da área portuária. Em todo esse processo, a comunicação entre operadoras ferroviárias e os terminais é essencial para não gerar gargalos e atrasos.

“A comunicação é fundamental para garantir a eficiência dessa operação complexa. Como as áreas de inovação das concessionárias já são próximas e trocam experiências bem sucedidas, o caminho natural foi unir os esforços nesse hackathon. A solução encontrada na maratona de inovação não será benéfica apenas para as empresas, mas sim para todo o sistema ferroviário do porto”, fala Amer Orra, gerente de Inovação Aberta da Rumo.

“É um importante passo de colaboração no setor. Iniciativas como esta podem trazer ideias que irão melhorar a comunicação entre as ferrovias dentro da Portofer, podendo trazer mais produtividade para o modal, não somente no cais santista, mas também para a gestão, por parte da MRS, dos trens na Baixada Santista”, avalia Gabriel Serpa, gerente de Inovação da MRS.

Para a VLI, a oportunidade fortalece a relação do setor com o ecossistema digital. “Essa conexão entre logística e inovação é fundamental para seguirmos transformando o segmento e aumentando a eficiência. O hackathon faz todo sentido no contexto da inovação aberta ao convocar os agentes inovadores para trabalhar uma questão que tem potencial de gerar ganhos para a cadeia de exportação”, avalia Alexandre Gallotti, gerente de Inovação da VLI.

“A ideia de incluir maratonas de inovação aos eventos institucionais é agregar valor às operações logísticas, apresentando soluções práticas para problemas da vida real, a partir do uso de tecnologias disruptivas aplicadas por times de inovação, num formato de competição”, explica Angelino Caputo, presidente do Brasil Hack Export e diretor-executivo da entidade que coordena os hackathons, a Associação Brasileira de Terminais e Recintos Alfandegados (ABTRA). “A união da Rumo, MRS e VLI permitirá que os competidores da maratona consigam construir uma solução convergente e integrada”, completa.

Fonte: [Cargo News

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