04/09/2020

Governo do Paraná apresenta projeto de Corredor Oeste de Exportação

 Governo do Paraná apresenta projeto de Corredor Oeste de Exportação



O governador do Paraná Carlos Massa apresentou à bancada dos deputados federais paranaenses projeto de implantação do Corredor Oeste de Exportação, novo ramal ferroviário que ligará o Porto de Paranaguá à cidade de Maracaju, ampliando a malha hoje operada pela Ferroeste.

Se concretizada, a nova malha ferroviária se estenderia por 1.371 quilômetros e incluiria a construção de uma nova ferrovia entre Maracaju e Cascavel; a revitalização do atual trecho ferroviário operado pela Ferroeste, entre Cascavel e Guarapuava; a construção de uma nova rota entre Guarapuava e Paranaguá; e um ramal multimodal entre Cascavel e Foz do Iguaçu.
Como o projeto está em fase de desenvolvimento, ainda não há valor definido para a obra. Em agosto foi assinado um acordo de cooperação técnica com o Mato Grosso do Sul para acelerar a iniciativa.

Já foi assinado o contrato com a empresa TPF Engenharia para a execução dos Estudos de Viabilidade Técnico-Operacional, Económico-Financeira, Ambiental e Jurídica (EVTEA), o qual deverá ser concluído no prazo máximo de um ano.
A proposta consiste em abrir a concessão do projeto à iniciativa privada. Em junho, a Ferroeste cumpriu os requisitos para aderir ao Programa de Associação de Investimentos do Governo Federal (PPI), a pedido do governo estadual. Com a inclusão no PPI, o Sindicato ajudará o Paraná com o suporte técnico regulatório necessário em diversas áreas, desde modelagem e meio ambiente até atração de investidores.

A expectativa é colocar a Ferroeste em leilão na Bolsa de Valores (B3) até novembro de 2021, com o EVTEA e o EIA / RIMA já concluídos. O modelo de concessão, total ou parcial, está em discussão no grupo de trabalho que elabora o Plano Ferroviário do Estado do Paraná, instituído em julho pelo governador Ratinho Junior.

Fonte: Portos e Navios

Notícias Relacionadas
 Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

15/08/2025

Setor de transportes renova recorde em julho e crescimento reflete dinamismo da economia, diz IBGE

O segmento de transportes foi o único, entre as cinco atividades do setor de serviços, a registrar crescimento em junho, ante maio, com avanço de 1,5% — a quinta alta mensal seguida —, s (...)

Leia mais
 Portos brasileiros têm o melhor semestre da história

14/08/2025

Portos brasileiros têm o melhor semestre da história

Movimentação de cargas nos portos brasileiros foi recorde no primeiro semestre deste ano, chegando a 653,7 milhões de toneladas transportadas, volume 1% superior ao registrado no mesmo p (...)

Leia mais
 Acordo entre Brasil e China foca em integração logística e desenvolvimento regional

13/08/2025

Acordo entre Brasil e China foca em integração logística e desenvolvimento regional

O governo federal assinou na segunda-feira (11), em Pequim, um Memorando de Entendimento com a Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma da República Popular da China, que prevê nov (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.