28/07/2021

Kimberly-Clark desenvolve chatbot para gerenciar operações logísticas

 Kimberly-Clark desenvolve chatbot para gerenciar operações logísticas


A Kimberly-Clark, multinacional norte-americana de produtos de higiene pessoal, implementou um chatbot para apoiar e otimizar seu setor de logística. Segundo a empresa, a nova ferramenta gerencia as ocorrências de entregas, com foco não apenas no cliente final, mas também nas empresas que realizam o transporte dos produtos.

A ação surgiu para resolver gargalos que a companhia costumava enfrentar na área logística uma vez que a companhia revela que faz dezenas de milhares de entregas por ano. De acordo com a empresa, em cerca de metade dos casos era necessário que se fizesse algum tipo de contato com os motoristas para resolver questões como divergências de dados, levando a equipe de logística a investir quase duas horas para resolver a ocorrência, ocasionando problemas operacionais, como atrasos nas entregas e custos extras.

O grande desafio, então, era diminuir os ruídos de comunicação e aumentar a eficiência do setor de logística, sem perder o contato próximo com os fornecedores responsáveis pelo transporte. A solução surgiu a partir do projeto K-Conecta, programa da Kimberly-Clark junto à consultoria corporativa Innoscience, que faz conexão com startups para fortalecer a cultura de inovação dentro da companhia e agilizar e modernizar processos.

Desenvolvido pela startup Cosmobot, o Kim é um robô que funciona por meio do Whatsapp. Quando o motorista manda uma mensagem, o chatbot solicita que ele forneça algumas informações, como o número da nota fiscal do produto, para confirmação de entrega e localização do pedido. Se necessário, o sistema também aciona o vendedor responsável por aquela demanda, para que as questões sejam resolvidas o quanto antes.

Por ser um aplicativo popular que não exigiu um processo de adaptação por parte dos motoristas, a utilização do Whatsapp se mostrou a melhor opção e teve adesão dos fornecedores. “Com o Kim, os problemas operacionais nas entregas passaram a ser resolvidos em menos de meia hora, um grande ganho de eficiência para as demandas logísticas”, afirma o diretor de Tecnologia da K-C no Brasil, Silvio Veloso.

Todo o desenvolvimento do chatbot foi realizado pela área de Customer Transformation da Kimberly-Clark, setor responsável pelo processo de transformação digital da companhia, que implementa novos métodos de trabalho por meio de experiências com projetos-pilotos.



Fonte: Tecnologística

Notícias Relacionadas
 FedEx lança serviço de liberação de carga formal de importação e aprimora estrutura em Viracopos

14/11/2025

FedEx lança serviço de liberação de carga formal de importação e aprimora estrutura em Viracopos

A Federal Express Corporation (FedEx), maior empresa de transporte expresso do mundo, anuncia a ampliação de seu portfólio no Brasil com o lançamento do serviço de liberação de carga for (...)

Leia mais
 Amazon, DHL e Scania iniciam teste de caminhão elétrico extrapesado em rota de longa distância

14/11/2025

Amazon, DHL e Scania iniciam teste de caminhão elétrico extrapesado em rota de longa distância

A Amazon, a DHL Supply Chain e a Scania, com apoio da iniciativa Laneshift, iniciaram em outubro um teste inédito com caminhão 100% elétrico extrapesado em rota de longa distância no Bra (...)

Leia mais
 DHL Supply Chain reforça uso de agentes de IA

13/11/2025

DHL Supply Chain reforça uso de agentes de IA

A DHL anunciou o reforço da utilização de agentes de Inteligência Artificial (IA) na sua divisão de logística contratual, a DHL Supply Chain, mediante uma parceria com a startup HappyRob (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.