07/04/2021

Lançamento do Nordeste Export recebe vice-governador do Maranhão e Lançamento do Nordeste Export recebe vice-governador do Maranhão e

 Lançamento do Nordeste Export recebe vice-governador do Maranhão e Lançamento do Nordeste Export recebe vice-governador do Maranhão e


O Lançamento do Nordeste Export 2021 – Fórum Regional de Logística e Infraestrutura Portuária foi realizado nesta terça-feira, 6 de abril, em cerimônia online muito concorrida e prestigiada por profissionais de alto gabarito. A iniciativa acontece na semana de promoção da Infra Week, na qual serão realizados 28 leilões de ativos de infraestrutura na sede da B3, em São Paulo. A região Nordeste estará em destaque com os leilões de 4 terminais portuários no Porto do Itaqui, 4 aeroportos (São Luís, Imperatriz, Teresina e Petrolina) e o trecho da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) entre Ilhéus e Caetité, no estado da Bahia.

A cerimônia contou com a participação do vice-governador do Maranhão, Carlos Brandão, representando o estado que sediará o Nordeste Export em 2021 nos dias 2 e 3 de agosto . No ano passado, as atividades foram promovidas no Porto de Suape, em Pernambuco. Brandão celebrou a localização privilegiada do Porto do Itaqui, próxima a grandes mercados como a Europa e a costa leste dos Estados Unidos, as excelentes condições naturais de profundidade do canal de navegação e a variedade de acessos ferroviários.

Brandão pediu aos membros do Fórum que reforcem junto ao Governo Federal a importância da expansão do trecho entre Porto Franco e Balsas na prorrogação antecipada da Estrada de Ferro Carajás (EFC), de forma a atender às demandas de transporte de uma das regiões agrícolas que mais se expande no Brasil, o Matopiba, onde vem crescendo nos últimos anos a produção de commodities como soja, milho e algodão. Esse é um pleito no qual o governo maranhense vem trabalhando com afinco.

O coordenador-geral de Modelagens de Arrendamentos Portuários do Ministério da Infraestrutura, Disney Barroca, fez uma apresentação valorizando a amplitude dos terminais já concedidos à iniciativa privada na região, envolvendo portos como o de Itaqui, no extremo Norte, e os da Bahia, estado mais ao Sul do Nordeste. Nos últimos anos foram realizados 13 licitações em portos da região, envolvendo mais de R$ 1,3 bilhão em investimentos previstos. Ele enfatizou que os arrendamentos dos portos públicos do Nordeste representam 35% da carteira nacional, região cuja área territorial é de aproximadamente 18% do território brasileiro. “A nossa preocupação é de atender a toda carteira de investimentos, não tenham dúvida que cada um desses projetos é importante para as cadeias produtivas envolvidas”.

Nos próximos dois anos ainda serão realizadas outras 14 licitações nos portos de Fortaleza, Areia Branca, Maceió, Cabedelo, Suape, Salvador e Ilhéus, proporcionando ao País investimentos de aproximadamente R$ 934 milhões. “Sou paraibano, nordestino, é um orgulho grande de estar nesse evento temático e falar dos investimentos na região”.

O presidente do Porto do Itaqui, Ted Lago, valorizou o trabalho realizado pela equipe que administra o complexo portuário e disse que o Nordeste tem muitas potencialidades para auxiliar no desenvolvimento econômico do Brasil. Itaqui está se preparando para ampliar a movimentação de combustíveis com a realização de leilões de quatro terminais para movimentação e armazenagem de granéis líquidos que acontecem nesta sexta-feira na B3.

Segundo ele, é fundamental que os resultados operacionais positivos do Porto possam mudar a vida das pessoas. “Essa é a grande missão no final do dia. Sempre falo para nossa equipe não celebrar os resultados somente dentro de nossa poligonal, precisamos celebrar quando nosso trabalho melhorar os indicadores econômicos e sociais, criando também um ambiente favorável para que as empresas possam investir com segurança e exercer suas atividades”.

O dirigente lembrou ainda que desde o início da pandemia de Covid-19, em 2020, o Brasil Export foi fundamental para manter a união e o diálogo entre os profissionais que atuam no setor de logística no País. “Faço aqui um convite para que em agosto possamos estar juntos, mesmo que de forma híbrida. E ter fé na ciência \[no combate à Covid-19] para que a gente possa avançar”.

A força do Nordeste
O presidente do Conselho do Nordeste Export, Aluísio Sobreira, destacou a missão do Fórum de atuar como mensageiro de notícias positivas e das qualidades da região, ressaltando ainda as possibilidades de expansão do comércio das cadeias produtivas locais com outros grandes centros consumidores no Brasil, nos Estados Unidos e na Europa. Com mais de 57 milhões de habitantes, o Nordeste abriga estados que, em área territorial, são equivalentes a grandes nações desenvolvidas: o território do Maranhão equivale ao da Itália, o da Bahia ao da França e até o menor estado, Sergipe, tem tamanho correspondente a Israel. “Minha palavra é de otimismo, ainda que o momento seja triste em relação à pandemia que estamos atravessando”.

A economista especialista na região Nordeste e sócia da Ceplan Consultoria, Tânia Bacelar, encerrou a cerimônia fazendo uma análise macroeconômica da infraestrutura dos 9 estados, apontando a necessidade de trabalhar em inovação e com um olhar otimista para o potencial da navegação comercial do Rio São Francisco, da malha ferroviária e da produtividade dos portos privados e públicos. “Após a pandemia é preciso revisitar o Nordeste. Há uma visão muito equivocada de ser somente um foco de pobreza. Suape e Itaqui bateram recorde \[de movimentação] em plena pandemia. A tendência é de o cenário melhorar e o potencial da região prevalecer”.

Notícias Relacionadas
 Santos Brasil avança rumo à meta de aterro zero até 2028

06/06/2025

Santos Brasil avança rumo à meta de aterro zero até 2028

A Santos Brasil dá mais um salto importante rumo à sustentabilidade: em cerca de um ano, desde o lançamento oficial do Projeto Aterro Zero, a Companhia alcançou uma redução de 63% no env (...)

Leia mais
 Tegma conquista quarta certificação do Great Place to Work

06/06/2025

Tegma conquista quarta certificação do Great Place to Work

A Tegma Gestão Logística foi certificada pela quarta vez consecutiva pela consultoria internacional Great Place to Work (GPTW), com base nos resultados de sua mais recente pesquisa de cl (...)

Leia mais
 IA e redes sociais estão a transformar as compras online

05/06/2025

IA e redes sociais estão a transformar as compras online

A DHL eCommerce lançou o seu relatório “E-Commerce Trends Report 2025”, com base em informações recolhidas junto de 24 mil compradores online em 24 mercados globais chave. O estudo deste (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.