19/10/2020

Pauta hidroviária da ABEPH ganha força com o BR dos Rios, afirma presidente

 Pauta hidroviária da ABEPH ganha força com o BR dos Rios, afirma presidente


Associação já vem participando de reuniões junto com governo federal para discutir o programa

O governo federal criou recentemente o Programa BR dos Rios, com o objetivo de incentivar o desenvolvimento da navegação interior, considerando, sobretudo, o potencial dos rios brasileiros. E com uma gestão dedicada a trazer de volta a pauta das hidrovias, a Associação Brasileira de Entidades Portuárias e Hidroviárias (ABEPH), acredita que o novo programa do governo federal fortalecerá essa agenda da associação.

A presidente da ABEPH, Mayhara Chaves, afirmou que a associação já vem acompanhando o desenvolvimento do projeto e que, inclusive, já participou de algumas reuniões junto com o governo para discuti-lo. Segundo ela, um dos principais assuntos debatidos foi a dragagem de alguns trechos com o objetivo de melhorar a navegabilidade das hidrovias no país. Para ela, o BR dos Rios trará inúmeros benefícios para a cadeia logística brasileira.

Ela explicou que historicamente a ABEPH já teve entre suas associadas algumas administrações hidroviárias. Porém, com o passar dos anos, e com os entraves no setor, perdeu-se a atratividade e as mesmas foram sendo absorvidas pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (DNIT), que têm a função de gerir esse modal. Assim, diante desse cenário e associação vem buscando discutir e trabalhar para se aproximar novamente deste “que é um importante elo logístico”, disse.

O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Naval do Estado do Pará (Sinconapa) e conselheiro do Fundo da Marinha Mercante (FMM), Fábio Vasconcellos, afirmou que embora tenha sido um compromisso do governo procurar o setor para discussões acerca do programa, esse encontro ainda não aconteceu. “Ainda não recebemos nenhum informação concreta sobre o assunto”, frisou. De acordo com ele, apenas após entender quais as propostas básicas do governo para o BR dos Rios, é que o sindicato poderá contribuir com as demandas do setor.

Uma das propostas do Ministério da Infraestrutura é a possibilidade de ampliar o uso do FMM para investimentos no programa, sobretudo, com obras de infraestrutura nas hidrovias. No entanto, Vasconcellos não avalia como positiva essa ideia. Ele explicou que as possibilidades de utilização dos recursos do fundo estão “claramente” definidas na Lei 10.893/2004, que tem critérios bem objetivos para a concessão de financiamentos.

O BR do Mar está na fase de debates com os envolvidos para que o governo possa ter um diagnóstico detalhado do setor. O Ministério da Infraestrutura informou que o projeto seguirá o ciclo de uma política pública, estando ainda elaborando o que chamou de “Formação de Agenda”.

Fonte: Portos e Navios

Notícias Relacionadas
 Mais de 30.000 refugiados integrados no mercado de trabalho através do Grupo DHL

24/06/2025

Mais de 30.000 refugiados integrados no mercado de trabalho através do Grupo DHL

O Grupo DHL integrou mais de 30.000 refugiados no mercado de trabalho nos últimos 10 anos, desde a vaga de refugiados de 2015. Os atuais funcionários vêm de países como Síria, Afeganistã (...)

Leia mais
 Grupo Luft destaca a logística como pilar das operações

24/06/2025

Grupo Luft destaca a logística como pilar das operações

Entregar o produto certo, no lugar certo e na hora certa deixou de ser um diferencial para virar exigência básica do consumidor. E o que antes era visto como um mero custo operacional ho (...)

Leia mais
 Wilson Sons inicia operação com energia 100% renovável na Base Rio

24/06/2025

Wilson Sons inicia operação com energia 100% renovável na Base Rio

A Wilson Sons passou a operar com energia elétrica 100% renovável, proveniente principalmente de fontes eólicas e solares, na Base Rio de Apoio Offshore, localizada na Baía de Guanabara. (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.