08/10/2020

Relatório da ANTAQ aponta crescimento nos volumes movimentados em terminais privados

 Relatório da ANTAQ aponta crescimento nos volumes movimentados em terminais privados


Estruturas operacionalizaram 185,3 milhões de toneladas no segundo trimestre de 2020, crescimento de 6,8% frente ao mesmo período do ano anterior

A Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) divulgou o relatório que aponta que a movimentação dos terminais portuários privados brasileiros cresceu 6,8% no segundo trimestre de 2020 quando comparado com o mesmo período de 2019. O avanço foi impulsionado pelo crescimento na movimentação de soja (32,6%) e petróleo e derivados (23,6%).

No período, foram movimentadas cerca de 185,3 milhões de toneladas. O valor corresponde a 11,8 milhões de t a mais quando comparado ao desempenho registrado no segundo trimestre do ano passado.

O presidente da Associação de Terminais Portuários Privados (ATP), Murillo Barbosa, destaca no relatório apresentado pela agência o desempenho dos portos privados por perfil de carga. Na comparação entre os dois trimestres – 2019/2020 –, o avanço na movimentação de petróleo e derivados contribuiu para o crescimento de 22,6% no total de granel líquido e gasoso operado no período. Com isso, este perfil de carga alcança participação de 30% da movimentação geral entre os portos privados este ano.

Já o perfil de granel sólido permaneceu com o maior percentual participativo de peso bruto no período, com 61% do market share e 113,1 milhões de t movimentadas, sendo grande parte composta por minério de ferro (63,9%) e soja (19,1%).

Para Barbosa, os números mostram que o setor portuário privado contribui, com o escoamento da produção nacional, para o enfrentamento da crise econômica que se intensificou no segundo trimestre. O executivo analisa que os resultados do setor podem ser ainda mais expressivos até o final do ano.

“O crescimento expressivo das safras de soja e milho elevam a expectativa para uma safra recorde de grãos em 2020, com estimativa de 251,9 milhões de t. Os números nos trazem otimismo, apesar da crise sanitária. Os terminais de uso privado seguem operando normalmente e essas empresas respondem por mais de 60% da movimentação portuária brasileira”, diz o presidente da ATP.

Neste cenário de crescimento na movimentação no período, empresas associadas da ATP se destacaram. As duas maiores variações em toneladas foram do Terminal Aquaviário de Angra dos Reis (Transpetro), que movimentou 4,8 milhões de t a mais e do Terminal de Petróleo TPET/TOIL- Açu, com acréscimo de 4,3 milhões de t em relação ao segundo trimestre do ano passado.

Segundo o relatório da ANTAQ, juntos, os portos privados e públicos movimentaram 286,4 milhões de t no segundo trimestre de 2020, o que representa um avanço de 7,9% em relação ao mesmo período do ano passado.

Fonte: Tecnologística

Notícias Relacionadas
 Brado aposta no gás para ampliar a descarbonização do transporte além dos trilhos

13/07/2026

Brado aposta no gás para ampliar a descarbonização do transporte além dos trilhos

A Brado Logística começou a testar um novo modelo para reduzir as emissões do transporte rodoviário de cargas: em vez de substituir uma frota própria, a empresa busca criar condições eco (...)

Leia mais
 CNT apresenta estudo inédito com propostas para destravar as hidrovias

06/07/2026

CNT apresenta estudo inédito com propostas para destravar as hidrovias

Como aproveitar um dos maiores potenciais hidroviários do mundo para tornar o transporte brasileiro mais eficiente, competitivo e sustentável? Essa foi a questão que norteou o estudo iné (...)

Leia mais
 Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de produtos chineses, aponta DHL

03/07/2026

Brasil é o terceiro maior mercado consumidor de produtos chineses, aponta DHL

A demanda por compras internacionais segue em alta no Brasil. De acordo com dados do DHL E-Commerce Trends Report 2026, produzido pela empresa de logística DHL com base nas respostas de (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.