29/11/2021

Shopee constrói seu 1º centro de distribuição no Brasil e acirra corrida Shopee constrói seu 1º centro de distribuição no Brasil e acirra corrida

 Shopee constrói seu 1º centro de distribuição no Brasil e acirra corrida Shopee constrói seu 1º centro de distribuição no Brasil e acirra corrida


A Shopee está construindo seu primeiro centro de distribuição no Brasil, em uma sinalização de que a gigante asiática do e-commerce quer turbinar sua logística para competir com Mercado Livre, Amazon, Magalu & afins, disseram fontes à coluna.

O galpão está sendo construído em Barueri (SP), município que fica a meia hora da capital paulista e que também recebeu o primeiro centro de distribuição da Amazon, lá em 2014. A estrutura está sendo erguida em rua paralela à Rodovia Presidente Castelo Branco, que leva diretamente à cidade de São Paulo. Não está claro quando o galpão deve ficar pronto.

Em entrevista ao site MobileTime em maio, o gerente de negócios da Shopee Brasil, Felipe Feistler, disse que a companhia não tinha centro de distribuição no Brasil e que, por aqui, focava na intermediação entre vendedores e compradores, sem interferir na logística. Mas circula há alguns meses entre vendedores da Shopee a informação de que o site estaria interessado em trazer para o Brasil sua solução de fulfillment.

Criado pela Amazon, o modelo passou a ser adotado por diversos e-commerces e permite que vendedores armazenem seus produtos diretamente no galpão do site, agilizando a logística e alavancando vendas. É por causa desse modelo que companhias como Mercado Livre e Amazon têm sido vorazes locatárias de condomínios logísticos de alto padrão no país, levando esse nicho de mercado a um recorde histórico.

Mais um andar na Faria Lima \
A Shoppe também está ampliando sua estrutura administrativa no Brasil. Como noticiou a coluna há um ano, a Shopee instalou escritório no B32, prédio que fica em um dos endereços mais nobres da Avenida Faria Lima, coração financeiro de São Paulo. Agora, a companhia de Cingapura assumiu mais uma laje do edifício e passou a ocupar três andares, disseram fontes a par das movimentações.

Controlada pela Sea Limited, de Cingapura — mesma holding que da Garena, desenvolvedora do game Free Fire —, a Shopee opera no Brasil desde 2019. Mas sua operação ganhou tração na pandemia, quando passou a integrar vendedores locais — justamente aqueles que mais teriam interesse no serviço de fulfillment.

O centro de distribuição chega no momento em que, graças a marketing agressivo, a Shopee já figura entre os dez e-commerces mais acessados pelos brasileiros. Seu site já é o oitavo mais visitado, ultrapassando Ponto Frio e Extra e encostando no rival AliExpress.

Os números são da plataforma Similarweb e foram compilados pela Beyond Borders, estudo sobre varejo eletrônico na América Latina feito pela empresa de pagamentos Ebanx.



Fonte: O Globo

Notícias Relacionadas
 DHL Supply Chain reforça uso de agentes de IA

13/11/2025

DHL Supply Chain reforça uso de agentes de IA

A DHL anunciou o reforço da utilização de agentes de Inteligência Artificial (IA) na sua divisão de logística contratual, a DHL Supply Chain, mediante uma parceria com a startup HappyRob (...)

Leia mais
 Multilog é certificada pelo Prêmio Ser Humano 2025 nas categorias ESG e Excelência Organizacional

13/11/2025

Multilog é certificada pelo Prêmio Ser Humano 2025 nas categorias ESG e Excelência Organizacional

Promovido pela ABRH-SC, premiação reconhece a operadora de logística integrada por seu compromisso com o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua e pela transformação di (...)

Leia mais
 Nova gestão busca JSL ‘mais leve’

12/11/2025

Nova gestão busca JSL ‘mais leve’

Em meio a uma mudança em seu comando, a JSL, empresa de logística da Simpar, planeja se tornar uma empresa “mais leve”, segundo o novo presidente, Guilherme Sampaio, que assume oficialme (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.