23/09/2020

Um plano de continuidade de negócios é essencial para superar crises, diz executivo

 Um plano de continuidade de negócios é essencial para superar crises, diz executivo


O Plano de Continuidade de Negócios protege a viabilidade do negócio, reduz perdas, protege patrimônio e o capital investido

Em tempos em que a retomada é a principal busca dos mercados, bons exemplos empresariais servem como norte, como a atuação frente à crise por parte da AGV / Solistica que diz ter a enfrentado e superado, seguindo com suas operações em segurança graças ao Plano de Continuidade de Negócios (PCN), e uma prática estruturada e apoiada pela liderança. Mas o que é um PCN?

Plano de Continuidade de Negócios
Segundo a AGV - integrada desde dezembro de 2019 à Solistica, operador logístico 3PL líder na América Latina -, a ativação do seu plano veio em 2018, com a greve dos caminhoneiros, já bons resultados naquele momento.
Isso por que o PCN possibilita, por exemplo, que uma empresa esteja preparada para possíveis desastres, como fenômenos naturais, incêndio, desabamentos, roubo de carga e paralisação de transporte. Ao estruturá-lo a organização não é pega desprevenida.
A companhia chega a destacar que nesta crise da Covid-19, certamente o impacto negativo sentido foi menor que na maioria das empresas no país, pois ela estava pronta.
“Desenvolver um PCN nos proporcionou uma união de forças e a parceria com os nossos clientes, nos permitiu manter o abastecimento de medicamentos, instrumentos hospitalares e outros insumos essenciais para o mercado quando a população mais precisava deles.” - Kleber Fernandes, head of Quality and Management da AGV / Solistica.

O Plano de Continuidade de Negócios citado por Fernandes se deu pela parceria com a Daryus Consultoria, que além de ajudar a criar um Comitê de Gerenciamento de Crises, alinhado com a alta administração, fez o apoio consultivo em toda a implementação, exercícios e testes simulados para condicionar as operações de saúde e nutrição da AGV / Solistica no Brasil.

Para uma empresa de qualquer porte estar preparada para enfrentar crises, é recomendado fazer previamente uma análise dos riscos empresariais e uma Business Impact Analysis (BIA), que possibilitarão obter diagnósticos para auxiliar na preparação adequada, assertiva, investindo onde é realmente necessário. Essas ferramentas de gestão darão suporte à liderança para investir menos e proteger mais.

“O PCN é o que nos dá a orientação para onde ir, como ir e quando ir frente a uma situação de crise, evitando a confusão e a tomada de decisões equivocadas nesses momentos de pressão e nervosismo. Com muita preparação e educação, desde a liderança até as equipes operacionais, o modo de reagir é o que minimizará as perdas e garantirá a sobrevivência da organização.” - Jeferson D’Addario, CEO do Grupo Daryus e especialista em Continuidade de Negócios há mais de 20 anos.

A AGV / Solistica, conta com uma célula de monitoramento preventivo, adotada como parte da estratégia de continuidade e resiliência, que avalia indicadores e acompanha as tendências do comportamento da Covid-19 no Brasil e no mundo, bem como a interferência na rotina dos colaboradores e seus familiares. “Com essa estrutura desenhada, planejada e com efetiva solução dos problemas, nós conseguimos minimizar muito o impacto para mais de 50 clientes em todos os estados em que atuamos com operações que garantiram o funcionamento dos nossos armazéns, contratação de transportes alternativos e, principalmente, a entrega de elementos básicos para os nossos clientes. Hoje, sabemos como atuar durante e depois de uma crise”, conclui Fernandes.

Fonte: Mundo Logística

Notícias Relacionadas
 DHL Supply Chain faz parceria para reciclagem de baterias

26/06/2025

DHL Supply Chain faz parceria para reciclagem de baterias

A DHL Supply Chain assinou um contrato de longo prazo com a Fortum Battery Recycling, com vista ao desenvolvimento e à prestação de soluções logísticas no domínio da reciclagem de bateri (...)

Leia mais
 Tegma compra plataforma de logística Buskar.Me por R$ 15,1 milhões

26/06/2025

Tegma compra plataforma de logística Buskar.Me por R$ 15,1 milhões

Foi aprovado na reunião do colegiado realizada na terça-feira (24) a aquisição da Buskar.Me por R$ 15,1 milhões — sendo que R$ 12 milhões serão pagos por 70% das quotas da empresa e R$ 3 (...)

Leia mais
 BBM amplia programa e projeta crescimento de 20% na frota de motoristas agregados

25/06/2025

BBM amplia programa e projeta crescimento de 20% na frota de motoristas agregados

A BBM Logística está ampliando o programa de motoristas agregados para atender ao aumento da demanda no fim do ano. A empresa pretende aumentar em 20% a atual frota de agregados, que con (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.