14/12/2021

VLI quer mostrar que “lugar de mulher é na logística”

 VLI quer mostrar que “lugar de mulher é na logística”


A VLI Multimodal é uma empresa que oferece soluções logísticas que integram portos, ferrovias e terminais. Opera as ferrovias Norte-Sul e Centro-Atlântica, além de terminais integradores. Atua em cinco corredores logísticos e está presente em mais de 300 municípios em dez Estados. Em 2020, movimentou em suas ferrovias mais de 40 milhões de toneladas. Seus oito mil quilômetros de estrada de ferro e seus negócios são operados por 7.800 colaboradores. Difícil imaginar a presença de mulheres num ambiente historicamente masculino. Pois a VLI não só conseguiu ampliar o espaço feminino como está entre as companhias que mais se empenharam em promover diversidade e inclusão na pesquisa “Mulheres na Liderança”.

Trata-se de uma cultura que a companhia relata defender desde o início de suas atividades, em 2010, e que vem passando por um processo natural de amadurecimento. “Acreditamos que 2018 foi um ano muito representativo nesta trajetória, com grandes marcos: a divulgação de novas políticas, realização de sessões de escuta e identificação de barreiras visíveis e invisíveis que dificultavam a inclusão e a igualdade de gênero de forma efetiva”, diz Rute Melo Araújo, diretora de gente, inovação e sustentabilidade da VLI.

“A cultura de ampliação da participação feminina já se mostra nos nossos programas de porta de entrada, como estágio e trainees, desde o início das operações, há dez anos”, acrescenta. “Demos um passo adicional no caminho de ampliar o escopo da diversidade na companhia em 2020”, conta. Naquele ano, foi feita a seleção do programa de trainees mais diversa de todas as edições realizadas até então, com o ingresso de 54% de pessoas negras e 55% de mulheres. Atributos como empatia, resiliência e colaboração passaram a ser considerados, assim como as histórias de vida, para além da capacidade técnica e formação acadêmica.

Desafiando um cenário de maioria masculina, a VLI criou, em 2018, o movimento Elas na Logística. A iniciativa incentiva mulheres do setor, empregadas da VLI ou não, a contarem suas trajetórias, incentivarem e inspirarem outras mulheres para assumir desafios profissionais, acreditando na premissa de que “o lugar da mulher é, sim, na logística, nas operações portuárias, dentro de terminais e locomotivas, em cargos de liderança de grandes empresas e onde mais ela quiser”.

Ainda segundo Araújo, a VLI desenvolve práticas de atenção à maternidade e à primeira infância, buscando mais equilíbrio entre os desafios da ser mãe e da carreira e estendendo as mesmas condições para pais empregados divorciados, separados, viúvos ou pais solteiros. Outro benefício, o auxílio-babá, vigora até que a criança complete o sexagésimo mês de vida.

A procura de mulheres por vagas de emprego na VLI revela o interesse pela igualdade de gênero dentro da companhia. “Hoje, 32% das pessoas que formam o banco de talentos da VLI são mulheres. Em 2020, aproximadamente 55% das vagas foram fechadas com mulheres”, afirma Araújo.

A política de equidade de gênero já mostra avanços: de 2017 a 2020, por exemplo, a VLI ampliou de 17% para 31% a participação de mulheres no total de contratações anuais. “Saímos de um percentual de 8% de mulheres na companhia, em 2018, para mais de 14%”, observa. Segundo Araújo, a companhia espera, já para o próximo ano, um percentual de público feminino em cargos de gerência, gerência-geral e diretoria quatro pontos percentuais maior em relação a 2021. “Isso já nos posiciona em um patamar acima da média do nosso segmento”, afirma.

O nível de comprometimento e a importância da diversidade e inclusão são avaliados em reuniões periódicas. “Além disso, a diretoria pela qual sou responsável, avalia mensalmente indicadores, que fazem parte de um pool de metas a serem desdobradas em todos de liderança os níveis da companhia”, afirma Araújo.



Fonte: Valor Econômico

Notícias Relacionadas
 BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

16/07/2025

BBM aposta em ganhos de agregados para avançar crescimento, reduzindo custos

A BBM Logística, um dos maiores operadores logísticos do Brasil, decidiu apostar na expansão do número de motoristas agregados, com aumento incentivado de seus ganhos, para ampliar prese (...)

Leia mais
 Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

15/07/2025

Entidade aciona Justiça para tirar privilégio dos Correios no governo Lula

A Associação Brasileira de Operadores Logísticos (Abol) acionou a Justiça recentemente pedindo a suspensão de um decreto do presidente Lula, de 2024, que dá “preferência” à contratação d (...)

Leia mais
 Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

14/07/2025

Setor de logística no Brasil deve crescer 23% até 2029 com e-commerce e automação

O mercado brasileiro de frete e logística projeta alta significativa nos próximos anos. Segundo dados da Cobli, o setor deve passar de US$ 104,79 bilhões em 2024 para US$ 129,34 bilhões (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.