20/05/2024

Inventário ABOL e diversidade são tratados em reunião do Grupo ESG



Os ajustes relacionados ao inventário de emissões ABOL, previsto para ser apresentado no segundo semestre deste ano, foram abordados na tarde desta sexta-feira durante mais uma reunião online do Grupo ESG da Associação. O material está sendo elaborado pela ViaGreen, consultoria especializada em sustentabilidade. A organização conta com o apoio das empresas filiadas à ABOL, que estão na fase de entrega de dados para a execução do relatório setorial final. 


“É uma oportunidade de as pessoas olharem para esse tema e trabalharem em conjunto”, destacou o CEO da ViaGreen, Conrado Bertoluzzi. “Estamos antecipando uma demanda que vai ter para o mercado regulado. Carbono vai ser um passivo para todo mundo e a forma de apurar vai ser por inventários bem fundamentados. Quanto antes começarmos a olhar isso, melhor. No futuro vai ser um requisito legal e quem já estiver no caminho, estará tranquilo”, complementou o diretor do Grupo ESG da ABOL, Marcos Azevedo.


A afirmação do também head de sustentabilidade da Bravo está alinhada aos impactos previstos pela regulamentação do mercado de carbono no setor de logística. O Projeto de Lei cria o Sistema Brasileiro de Comércio de Emissões de Gases de Efeito Estufa (SBCE), que estabelece tetos para emissões e prevê regras para a venda de títulos de compensação. E o objetivo da ABOL é conscientizar cada vez mais os Operadores Logísticos, uma vez que a atividade de transporte responde por cerca de 20% das emissões globais de CO2, um dos principais gases causadores do efeito estufa.


Diversidade e inclusão


O encontro também foi marcado pela apresentação do case da Multilog sobre “Formação em Libras para Inclusão da Diversidade”. Iniciado no final de 2022 e com formação contínua, o projeto levou a empresa a vencer a 13º Edição do Prêmio Ser Humano RH SC, na Categoria Gestão de Pessoas (ESG). O programa foi criado após uma pesquisa interna para identificar os grupos de diversidade, apontar que uma gama de 20% dos deficientes são colaboradores surdos. 


“Numa primeira conversa de feedback, concluímos que quando tratamos de barreiras para diversidade e inclusão, falamos de uma barreira na comunicação, como se o colaborador tivesse que se adaptar. Mas, na verdade, percebemos que a empresa precisa se desenvolver e aprender uma nova língua. Inserimos o tema em diversos tópicos e momentos, não apenas libras, de forma que o colaborador se sentisse pertencente. Hoje o intérprete já é mandatório em todas as ações”, disse o gestor de de Cultura, Clima Organizacional e Sustentabilidade e ESG, Willian Echeverria. 


O curso em libras está em linha com as estratégias ESG da Multilog e tem como foco a promoção da diversidade, equidade e inclusão de pessoas, garantindo a todos uma comunicação acessível e preparando cada vez mais os colaboradores para o trabalho em equipe.



Notícias Relacionadas
 FedEx realiza sua 10 ª edição do Programa de Reciclagem de Uniformes com a produção de mais de 5 mil cobertores para doação

25/07/2025

FedEx realiza sua 10 ª edição do Programa de Reciclagem de Uniformes com a produção de mais de 5 mil cobertores para doação

Ao longo de uma década, a companhia já reutilizou 30 toneladas de tecidos, que foram transformados em mais de 37 mil cobertores para pessoas e animais, beneficiando 60 instituições n (...)

Leia mais
 DHL constrói centro de inovação neutro em carbono

24/07/2025

DHL constrói centro de inovação neutro em carbono

A DHL prepara-se para inaugurar um novo centro europeu de inovação: localizado em Colónia, na Alemanha, o Epic 2.0 distingue-se por ser um edifício neutro em carbono.O Global (...)

Leia mais
 Indústria aposta no biometano para substituir diesel no transporte

22/07/2025

Indústria aposta no biometano para substituir diesel no transporte

O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) finaliza negociações para o primeiro contrato de renovação de frota de caminhões pelo Fundo Clima, que oferece financiament (...)

Leia mais

© 2025 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.