17/06/2022

BR dos Rios vai para Congresso até final do ano, afirma Sampaio

 BR dos Rios vai para Congresso até final do ano, afirma Sampaio



O governo pretende enviar para o Congresso, até final do ano, a proposta para o marco regulatório do setor de hidrovias, o chamado ‘BR dos Rios’, que será criado para incentivo à navegação interior. O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, disse que revisitar essa agenda é fundamental para equilibrar a matriz brasileira de transportes, juntamente com o marco legal das ferrovias, aprovado em dezembro do ano passado, e a Lei 14.301/2022, que cria o programa de estímulo à cabotagem. Sampaio disse que a meta é que o transporte ferroviário alcance nos próximos anos a participação de 30% da matriz de transportes e que o transporte marítimo pela costa, que cresceu 11% em 2021, cresça na ordem de 40% a partir do BR do Mar.


O ministro projetou que o instrumento de autorizações para o setor ferroviário, semelhante ao adotado em 2013 para o setor portuário, dará mais liberdade para investimentos privados. Sampaio destacou que, no período de quatro meses, o ministério recebeu 84 pedidos de autorização para um total de 20.000 quilômetros de novas ferrovias, com potencial de R$ 152 bilhões de investimentos no transporte por trilhos.


"Sabemos que nem todos os projetos podem se tornar realidade, mas tem uma massa grande de 50 a 55 projetos que entendemos que tem toda viabilidade. Temos visto o setor privado se movimentar para dar conta do boom do setor de ferrovias no Brasil", afirmou, na última terça-feira (14), durante painel do Fórum de Investimentos Brasil 2022, promovido pela Apex Brasil.


Sampaio acrescentou que, até o final deste ano, há expectativa de conclusão da renovação antecipada da concessão da malha da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA), a exemplo dos processos da Malha Paulista, Vitória-Minas, Estrada de Ferro Carajás (EFC) e, mais recentemente, a malha da MRS.


Privatizações


Durante o painel, o ministro da Infraestrutura também prometeu que haverá continuidade da agenda de privatizações até o final do ano, com os processos do Porto de Itajaí (SC), segundo maior hub de contêineres do país, além do Porto de São Sebastião (SP) e da autoridade portuária do Porto de Santos (SP), Santos Port Authority (SPA), que o governo pretende realizar o leilão ainda em 2022.


Fonte: Portos e Navios







Notícias Relacionadas
 Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

16/01/2026

Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

A Multilog anunciou que o Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu será inaugurado em 10 de dezembro de 2026. A previsão foi confirmada durante visita às obras realizada nesta terça-feira (13) p (...)

Leia mais

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais
 Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

12/01/2026

Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

A JSL abriu inscrições para a 17ª edição do Programa Mulheres na Direção, iniciativa voltada à capacitação e inserção de mulheres no setor de transporte rodoviário e logística. Nesta edi (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.