23/06/2021

Copersucar avalia novas parcerias

 Copersucar avalia novas parcerias


Após concluir a safra 2020/21 com margens maiores e alavancagem menor, a Copersucar entra no ciclo atual com uma visão ainda mais otimista.A companhia, que faturou R$ 38,7 bilhões no último ciclo, vê possibilidades para novas parcerias para aproveitar o esperado crescimento do mercado de etanol dos Estados Unidos e para desenvolver seus negócios no Brasil, e já planeja novo aporte em logística.

A Eco-Energy, sua subsidiária que atua na comercialização e logística de etanol nos EUA, tem recebido “diversas consultas” de investidores interessadas em entender a operação, diz João Teixeira, CEO da Copersucar, ao Valor. Ele acrescentou, porém, que “não tem nada iminente no momento”.

Segundo o executivo, a “intenção” é fazer a Eco-Energy crescer via parcerias, aproveitando oportunidades “com um parceiro que agregue valor”. A busca, porém, “não é nada urgente.” A Eco-Energy é hoje a maior comercializadora de etanol independente - não associada a petroleiras e refinarias.

A subsidiária tem dez terminais de etanol com capacidade ociosa “pronta” para um volume esperado para quando o país implementar totalmente a mistura de 15% (E15). Atualmente, o governo dos EUA já autoriza essa mistura, mas a ampla maioria das bombas ainda oferece apenas 10% (E10).

A oferta do E15 vem crescendo paulatinamente. No último ano, a Associação de Combustíveis Renováveis (RFA, na sigla em inglês) contabilizava mais de 2 mil estações de comercialização, além de vendas maiores da mistura de 85% (E85), hoje um mercado de nicho.

Porém, uma substituição mais generalizada não deve ser imediata. Para Teixeira, a oferta deve se tornar mais relevante em um horizonte de cinco anos. A aposta do executivo é de que haverá aceleração por causa da indicação dada pelo governo Biden de aposta na transição energética.

Parcerias\
A busca por parcerias também deve fazer parte da estratégia de crescimento da Copersucar em outros negócios, sobretudo em logística, afirmou. E, segundo o CEO, a companhia já recebe demanda para potenciais parcerias.

Ontem, em coletiva sobre os resultados da safra 2020/21, o executivo confirmou que a Copersucar também vem sendo procurada para parcerias na Alvean - da qual, após comprar os 50% de participação que pertenciam à Cargill, a brasileira passou a ser a única acionista. Por enquanto, porém, ainda “não há nada concreto”, disse.

A Copersucar quer aumentar sua aposta em logística no Brasil e já prepara uma ampliação da capacidade do Terminal Açucareiro da Copersucar (TAC), no Porto de Santos. O plano é ampliar a capacidade atual, de 8,5 milhões de toneladas, em ao menos um terço, com um aporte de menos de R$ 200 milhões. O investimento ainda não deve ser para esta safra. Segundo Teixeira, o momento será definido de acordo com os contratos de longo prazo de exportação.

A Copersucar também estuda um plano para entrar no mercado de comercialização de energia elétrica, disse o CEO. “Faz sentido, mas não está no topo das prioridades”, afirmou.\
\
Fonte: Valor Econômico

Notícias Relacionadas
 Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

16/01/2026

Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

A Multilog anunciou que o Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu será inaugurado em 10 de dezembro de 2026. A previsão foi confirmada durante visita às obras realizada nesta terça-feira (13) p (...)

Leia mais

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais
 Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

12/01/2026

Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

A JSL abriu inscrições para a 17ª edição do Programa Mulheres na Direção, iniciativa voltada à capacitação e inserção de mulheres no setor de transporte rodoviário e logística. Nesta edi (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.