26/08/2021

Diretora executiva da ABOL fala sobre desafios, oportunidades e Diretora executiva da ABOL fala sobre desafios, oportunidades e

 Diretora executiva da ABOL fala sobre desafios, oportunidades e Diretora executiva da ABOL fala sobre desafios, oportunidades e


Não faltam desafios, assim como também foram geradas boas oportunidades. Ainda não é possível falar em período pós pandemia, porém o avanço da vacinação já tem levado a uma perspectiva positiva para o setor de logística nos próximos dois anos, conforme destacado pela diretora executiva da ABOL, Marcella Cunha, durante a participação na Rota Digital Fenatran, realizada na tarde desta quarta-feira.

Ela integrou o Painel Visão Estratégica: análise dos desafios e oportunidades para o 2º semestre/2021 ao lado do presidente do Conselho Superior e de Administração do SETCESP, Tayguara Helou, que também observa um cenário formado por empresários motivados, investindo, capacitando pessoas e ampliando operações. Segundo Marcella, há uma recuperação gradual do volume de cargas que os operadores logísticos vêm transportando, com perspectiva positiva de aumento da curva, devido a intensificação da imunização dos brasileiros.

“A gente espera que a partir daí ocorra uma retomada da economia a nível nacional. Notamos também, nos últimos meses, uma intensificação dos investimentos em logística em geral, principalmente nos segmentos do varejo e e-commerce. Vemos várias empresas adotando diversos modelos de omnichannel para atender os seus clientes, utilizando e apostando muito em tecnologia. Há estímulo para inovação dentro das empresas e uso de novas tecnologias em prol da eficiência e da produtividade”, explicou.
Ao mesmo tempo em que se discute a retomada do mercado, fala-se também em desafios a serem superados. Nesse sentido, a diretora da ABOL lembrou do envolvimento dos operadores na armazenagem, controle de estoque e distribuição das doses de vacina contra a covid-19 e seus insumos. Foram milhões de doses transportadas seguindo um rígido protocolo do Ministério da Saúde para garantir a integridade da mercadoria.

“Foi um desafio nobre, mas as empresas se adequaram e atenderam a altura, garantindo a conservação e a temperatura adequadas, principais preocupações do governo durante o processo. Os operadores não pararam de trabalhar. Um levantamento mostrou que 92% dos funcionários dessas empresas não tiveram a opção de home office, sendo essenciais para que as atividades produtivas no Brasil não parassem”, destacou Marcella, apontando a incerteza econômica como um desafio ainda mais difícil de ser vencido, já que impacta diretamente nos custos fixos e variáveis das empresas.

Oportunidades e Sustentabilidade\
A afirmação “é na crise que aparecem as melhores oportunidades”, também veio à tona durante o evento da Fenatran. No caso dos Operadores Logísticos, Marcella acredita que as logtechs foram e continuam sendo o centro das atenções nesse período de grandes transformações. “Estamos numa fase de pensar fora da caixa. É o momento das aceleradoras de startups e startups se congregarem mais aos operadores, às empresas que precisam de soluções rápidas e não conseguem fazer isso dentro de casa. Além disso, elas têm se mostrado fundamentais para aquelas que estão muito focadas em políticas de ESG”.

Quando o assunto foi a preservação do meio ambiente, a diretora da ABOL afirmou que as operadoras estão prontas para criar um país mais limpo por meio de ações mitigadoras e o estabelecimento de metas audaciosas. Entre as empresas engajadas na sustentabilidade, a DHL, por exemplo, estabelece políticas de racionalização de uso de insumos e investe, em instalação de usinas solares em plantas logísticas. Já a GEFCO também é outra que adotou cobertura de alguns pátios de veículos com placas fotovoltaicas e também atua muito próximo às montadoras e fornecedores de bateria para veículos, para garantir a correta gestão de todo o ciclo de vida das baterias até a correta destinação final.

A Coopercarga estabeleceu a meta de, até 2026, ter toda a sua frota eletrificada e já iniciou esse processo com uma recente compra robusta de caminhões elétricos. A FM Logistic também quer estar inserida no mercado como uma empresa de logística “green”, que se preocupa com o meio ambiente e a sustentabilidade. Para isso, tem investido em frota de veículos ecológicos (elétricos, híbridos, a gás ou hidrogênio).

Isso sem contar a adesão a certificações e programas ligados à sustentabilidade, inclusive internacionais e a adesão ao "Pacto global da ONU -"Objetivos de desenvolvimento sustentável", como é o caso do Grupo Toniato, que, inclusive, usa Torre de Controle para fazer toda a gestão do CO2 emitido nas operações. “As empresas também já trabalham com a destinação final correta das baterias para veículos. Está claro que elas já acordaram para esse tema e estão adotando medidas de altíssimo impacto”, finalizou.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Notícias Relacionadas
 Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

16/01/2026

Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

A Multilog anunciou que o Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu será inaugurado em 10 de dezembro de 2026. A previsão foi confirmada durante visita às obras realizada nesta terça-feira (13) p (...)

Leia mais

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais
 Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

12/01/2026

Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

A JSL abriu inscrições para a 17ª edição do Programa Mulheres na Direção, iniciativa voltada à capacitação e inserção de mulheres no setor de transporte rodoviário e logística. Nesta edi (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.