06/08/2021

“O DT-e nasce 100% digital e multimodal”, garante Secretário Executivo do “O DT-e nasce 100% digital e multimodal”, garante Secretário Executivo do

 “O DT-e nasce 100% digital e multimodal”, garante Secretário Executivo do “O DT-e nasce 100% digital e multimodal”, garante Secretário Executivo do


Desburocratizar, simplificar, aumentar a segurança, o controle e a fiscalização e, principalmente, incentivar a multimodalidade. Esse é um dos objetivos do Governo Federal ao propor a criação do Documento Eletrônico de Transporte (DT-e) por meio da aprovação da Medida Provisória 1.051/2021, que atualmente tramita no Senado Federal. Se aprovado, o DT-e seguirá uma série de testes e validações antes de entrar totalmente em vigor.

Conforme o planejamento do Governo Federal, a primeira fase está prevista para 2021/ 2022 com etapas, que seguem até 2024. Detalhes sobre o projeto foram apresentados na tarde desta quinta-feira, durante a segunda edição deste ano do ABOL Day. Desta vez, o evento online foi destinado apenas às empresas filiadas à Associação. O assunto foi abordado pelo Secretário Executivo do Ministério da Infraestrutura (Minfra), Marcelo Sampaio, e pelo deputado federal, Jerônimo Goergen, do Partido Progressistas (RS), que foi o relator da MP na Câmara dos Deputados e garantiu a aprovação da mesma, sem grande oposição, antes do recesso parlamentar.

"Hoje temos um excesso de documentos para fazer uma operação de transporte. Eles são emitidos por órgãos diferentes e governos também, fazendo com que 40% do custo do frete, por exemplo, fique no meio da operação, com atravessadores, intermediários para dar conta dessa burocracia que acabamos impondo às empresas e ao setor. O nosso objetivo é simplificar esse processo com apenas um documento, que congregue todas as informações. Também teremos uma fiscalização mais rápida sem vários atores fazendo a checagem de uma 'massaroca' de documentos", destacou Sampaio.

Segundo ele, o DT-e é uma plataforma eletrônica, que já nasce 100% digital, sem que haja nenhum documento impresso. A medida está alinhada às demais ações do governo, que tem tornado a administração mais leve, digitalizando a totalidade dos serviços oferecidos aos usuários.

"No caso do transporte, mapeamos 91 documentos", mencionou o secretário, enfatizando a importância do sistema para abrir o caminho da multimodalidade, algo substancial para o setor de logística. "Evitamos o custo de gerar documentos a cada transbordo. Vale lembrar também que hoje os caminhoneiros passam seis horas parados para fiscalização. Esse tempo será reduzido significativamente. É uma ineficiência enorme na operação de transporte do país hoje".

Veja os demais pontos de destaque da MP:

Haverá hipóteses em que o DT-e será dispensado, levando em conta o tipo, característica e peso da carga; origem-destino; distância da viagem; se são produtos perecíveis rurais; em caso de coleta de mercadorias a serem consolidadas; em caso de trânsito dentro de um mesmo município, entre outras que ainda serão definidas em regulamento posterior;
O Documento concentrará informações sobre cadastros, registros, licenças, certidões e demais autorizações exigidas por todas as esferas de governo de natureza não apenas operacional/logística, mas também sanitária, ambiental, de segurança; comercial e de pagamentos, exigindo que o valor do frete pago ao contratado e a referência ao piso mínimo do frete aplicável estejam expressos, entre outros;
* Em caso de operação Multimodal ou de Transporte de Carga Fracionada, será exigido apenas um DT-e.



Fonte: Assessoria de Imprensa

Notícias Relacionadas
 Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

16/01/2026

Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

A Multilog anunciou que o Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu será inaugurado em 10 de dezembro de 2026. A previsão foi confirmada durante visita às obras realizada nesta terça-feira (13) p (...)

Leia mais

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais
 Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

12/01/2026

Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

A JSL abriu inscrições para a 17ª edição do Programa Mulheres na Direção, iniciativa voltada à capacitação e inserção de mulheres no setor de transporte rodoviário e logística. Nesta edi (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.