17/08/2022

Operadoras estão interessadas em tornar seus processos cada vez mais eco-friendly

 Operadoras estão interessadas em tornar seus processos cada vez mais eco-friendly



Por José Roberto Corrales, CEO da Luft Healthcare


Existe um grande foco em tornar as operações logísticas como um todo mais eficientes e verdes, e a boa notícia é que as operadoras estão bastante interessadas em tornar seus processos cada vez mais eco-friendly. Sustentabilidade ambiental é um tema central hoje em boa parte destas empresas, dentro das suas estratégias de responsabilidade com o meio ambiente, sociedade e de governança. Ela está conectada ao futuro, porque o que é sustentável hoje pode não ser amanhã. Tem a ver com práticas e políticas claramente definidas e com valor agregado.


Quando nos perguntamos o que podemos fazer para sermos cada vez mais sustentáveis, nos lembramos de que não são só os consumidores finais que estão valorizando as posturas ambientalmente corretas, mas também as empresas-clientes. Observo avanços e iniciativas significativas, além de muito espaço para evoluir.


Hoje, são várias as possibilidades concretas de evolução nos diferentes segmentos. Na Luft Healthcare, a utilização de energia 100% renovável em substituição à energia elétrica em Itapevi (SP) e Itajaí (SC), a adoção do biodigestor Bioconverter no refeitório, a ETE (Estação de Tratamento de Efluentes), a destinação ambiental de produtos farmacêuticos e o lançamento de um projeto inovador de veículos pesados com refrigeração a energia solar são exemplos concretos desse movimento a favor do meio ambiente.


É de extrema importância manter um comitê interno e uma agenda em expansão de iniciativas em prol do meio ambiente e da sustentabilidade, para a maior redução da pegada de carbono. Pesquisadores em todo o mundo trabalham na otimização da performance e da segurança das frotas. Os requisitos de sustentabilidade de economia de combustível, de emissões e ruídos são de grande importância. Parâmetros e metodologias são constantemente discutidos na indústria do transporte. É preciso acompanhar isso de perto e estar a par de todas as novas possibilidades veiculares, verificando o que é possível implementar dentro de um cronograma estratégico, de acordo com o perfil de serviços de cada empresa.


A qualificação de veículos, o compromisso com a manutenção das frotas e a implementação de novas soluções que aprimorem processos e que ao mesmo tempo ajudam a preservar os recursos naturais são pontos focais. Por isso, é vital que nos debrucemos sobre elas dia após dia, agindo efetivamente nas mudanças.



Notícias Relacionadas
 Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

16/01/2026

Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

A Multilog anunciou que o Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu será inaugurado em 10 de dezembro de 2026. A previsão foi confirmada durante visita às obras realizada nesta terça-feira (13) p (...)

Leia mais

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais
 Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

12/01/2026

Programa Mulheres na Direção da JSL abre inscrições para formação de motoristas em Indaiatuba (SP)

A JSL abriu inscrições para a 17ª edição do Programa Mulheres na Direção, iniciativa voltada à capacitação e inserção de mulheres no setor de transporte rodoviário e logística. Nesta edi (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.