30/03/2021

Primeiro webinário do Brasil Hack Export mostra nova dinâmica da Primeiro webinário do Brasil Hack Export mostra nova dinâmica da

 Primeiro webinário do Brasil Hack Export mostra nova dinâmica da Primeiro webinário do Brasil Hack Export mostra nova dinâmica da


"Logística é tecnologia". A afirmação, feita pelo diretor presidente e CEO da ABOL, Cesar Meireles, também presidente do Conselho Internacional do Brasil Export, marcou o primeiro webinário do Brasil Hack Export, na tarde desta segunda-feira, dia 29. O encontro virtual teve como tema "A nova ordem da logística portuária: A transformação Digital dos Recintos Alfandegados".

Na ocasião, os participantes falaram sobre as mudanças no processo de importação, que tem como premissas principais a simplificação dos processos de comércio exterior e a desburocratização. "O futuro dos recintos alfandegados é o armazenamento logístico e não aduaneiro", afirmou o diretor executivo da ABTRA e presidente do Conselho do Brasil Hack Export, Angelino Caputo.

Também integraram as discussões o coordenador geral de Projetos Estratégicos da SECEX- Secretaria de Comércio Exterior, Tiago Barbosa, e o CEO da Fivercel Brasil, Otávio Oliveira. A mediação foi feita pelo CEO do Brasil Export, Fabricio Julião.

"O que estamos vendo é um processo inexorável. A logística faz parte e um contexto dinâmico, disruptivo. Quem achar que prevalecerá parâmetros anacrônicos, terá dificuldade de enfrentar e viver esse novo ciclo do ecossistema logístico. Não há como entender o processo logístico como estático. O contexto da carga é dinâmico e para gerar valor precisa estar em movimento", enfatizou Meireles, há dois dias de deixar a presidência da ABOL a qual renunciou por entender ter encerrado seu ciclo à frente da entidade!

Segundo ele, a pandemia trouxe um novo cenário de discussões, uma nova dinâmica para o entendimento desse ecossistema. “A mudança do processo passa pelo conceito antes, preponderante, do just in time, para just in case. Em determinados instantes da nossa história questões nos são impostas e temos que ter velocidade, flexibilidade e tecnologia para que as coisas ganhem fluidez a necessária. O próprio evento ocorrido no último dia 23/03 com o encalhe do navio 'Ever Given', sinalizará mudanças disruptivas no sistema. É acompanhar para ver essas mudanças!"

Notícias Relacionadas
 Porto de Santos movimenta 186,4 milhões de toneladas em 2025 e avança para ampliar sua capacidade

19/01/2026

Porto de Santos movimenta 186,4 milhões de toneladas em 2025 e avança para ampliar sua capacidade

O Porto de Santos encerrou 2025 com um novo recorde histórico de movimentação de cargas, alcançando 186,4 milhões de toneladas, consolidando-se como o principal hub logístico do país e u (...)

Leia mais
 Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

16/01/2026

Multilog anuncia inauguração do Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu para dezembro de 2026

A Multilog anunciou que o Novo Porto Seco de Foz do Iguaçu será inaugurado em 10 de dezembro de 2026. A previsão foi confirmada durante visita às obras realizada nesta terça-feira (13) p (...)

Leia mais

13/01/2026

A DHL Global Forwarding e o grupo CMA CGM firmaram uma parceria para ampliar o uso de biocombustíveis no transporte marítimo de contêineres, como parte das estratégias das duas companhia (...)

Leia mais

© 2026 ABOL - Associação Brasileira de Operadores Logísticos. CNPJ 17.298.060/0001-35

Desenvolvido por: KBR TEC

|

Comunicação: Conteúdo Empresarial

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com os nossos Termos de Uso e Política de Privacidade e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.